Cozido de grão com hortelã ou broas de mel e erva-doce são duas das receitas que se podem encontrar em A Alma da Terra, Sente-se à Mesa, o novo livro de Márcia Patrício, que apresenta receitas tradicionais do concelho de Odemira, tanto na sua versão original como adaptadas para serem sem glúten, "honrando os sabores da infância e respondendo às necessidades atuais".
A obra foi apresentada no passado sábado, 14, em Odemira, durante a Feira de Natal, e tem como objetivo "preservar e valorizar a cultura gastronómica" do concelho, "transmitindo às novas gerações um conhecimento que, muitas vezes, se encontra em risco de se perder", explica ao "SW" Márcia Patrício, de 43 anos e residente em Odemira.
"Quero também mostrar que estas tradições têm lugar na contemporaneidade, adaptando-as de forma a que possam ser vividas e recriadas hoje, respeitando sempre a sua essência", acrescenta a autora, que é engenheira zootécnica e gestora de projetos da Arbutus Associação para a Promoção do Medronho.
A Alma da Terra, Sente-se à Mesa é o quinto livro editado por Márcia Patrício, tendo nascido do seu interesse "pelas tradições" da região e "pela vontade de preservar a riqueza da tradição gastronómica de Odemira".
"Ao longo dos anos, fui recolhendo histórias, memórias e receitas que me foram transmitidas por familiares, amigos e pessoas da comunidade. O livro é uma forma de homenagear essas raízes e dar a conhecer o património imaterial que é a nossa gastronomia", frisa.
A obra acaba por resultar "de um longo processo de pesquisa, que incluiu entrevistas a pessoas da região, consulta de bibliografia local e recolha de receitas antigas", continua a autora, admitindo que "também foi essencial experimentar e adaptar algumas receitas, assegurando que se mantinham fiéis às tradições, mas que podiam ser recriadas com os ingredientes e utensílios disponíveis hoje, apresentando, sempre que necessário, a alternativa de farinhas sem glúten".
Na opinião de Márcia Patrício, "a cozinha tradicional de Odemira é incrivelmente diversificada, refletindo a riqueza do seu território".
"Da serra, recebemos pratos reconfortantes à base de carne de porco, caça, pão e ervas aromáticas. Do mar, vêm as receitas de peixe e marisco, que são simples, mas repletas de sabor. É uma cozinha que respeita os ciclos da natureza e que utiliza ingredientes locais e sazonais, com uma sabedoria ancestral", nota.
Por isso, frisa, entre as receitas presentes em A Alma da Terra, Sente-se à Mesa, Márcia Patrício destaca as broas de mel e erva-doce preparadas pela sua mãe e o cozido de grão com hortelã, "que é um símbolo de conforto e de ligação ao território".
"Também realço as receitas que envolvem o método de conservação pela salga ou na banha, que ilustram a criatividade dos nossos antepassados em preservar alimentos", acrescenta.
Apresentado publicamente em Odemira, o novo livro de Márcia Patrício está disponível em várias livrarias da região, nos mercados locais e em plataformas online. "Além disso, poderá ser adquirido diretamente através da minha página oficial, 'Temperos da Argas'", conclui a autora.