07h00 - segunda, 06/01/2025

Livro faz "viagem" pelas tradições
gastronómicas de Odemira

Livro faz "viagem" pelas tradições gastronómicas de Odemira

Cozido de grão com hortelã ou broas de mel e erva-doce são duas das receitas que se podem encontrar em A Alma da Terra, Sente-se à Mesa, o novo livro de Márcia Patrício, que apresenta receitas tradicionais do concelho de Odemira, tanto na sua versão original como adaptadas para serem sem glúten, "honrando os sabores da infância e respondendo às necessidades atuais".
A obra foi apresentada no passado sábado, 14, em Odemira, durante a Feira de Natal, e tem como objetivo "preservar e valorizar a cultura gastronómica" do concelho, "transmitindo às novas gerações um conhecimento que, muitas vezes, se encontra em risco de se perder", explica ao "SW" Márcia Patrício, de 43 anos e residente em Odemira.
"Quero também mostrar que estas tradições têm lugar na contemporaneidade, adaptando-as de forma a que possam ser vividas e recriadas hoje, respeitando sempre a sua essência", acrescenta a autora, que é engenheira zootécnica e gestora de projetos da Arbutus – Associação para a Promoção do Medronho.
A Alma da Terra, Sente-se à Mesa é o quinto livro editado por Márcia Patrício, tendo nascido do seu interesse "pelas tradições" da região e "pela vontade de preservar a riqueza da tradição gastronómica de Odemira".
"Ao longo dos anos, fui recolhendo histórias, memórias e receitas que me foram transmitidas por familiares, amigos e pessoas da comunidade. O livro é uma forma de homenagear essas raízes e dar a conhecer o património imaterial que é a nossa gastronomia", frisa.
A obra acaba por resultar "de um longo processo de pesquisa, que incluiu entrevistas a pessoas da região, consulta de bibliografia local e recolha de receitas antigas", continua a autora, admitindo que "também foi essencial experimentar e adaptar algumas receitas, assegurando que se mantinham fiéis às tradições, mas que podiam ser recriadas com os ingredientes e utensílios disponíveis hoje, apresentando, sempre que necessário, a alternativa de farinhas sem glúten".
Na opinião de Márcia Patrício, "a cozinha tradicional de Odemira é incrivelmente diversificada, refletindo a riqueza do seu território".
"Da serra, recebemos pratos reconfortantes à base de carne de porco, caça, pão e ervas aromáticas. Do mar, vêm as receitas de peixe e marisco, que são simples, mas repletas de sabor. É uma cozinha que respeita os ciclos da natureza e que utiliza ingredientes locais e sazonais, com uma sabedoria ancestral", nota.
Por isso, frisa, entre as receitas presentes em A Alma da Terra, Sente-se à Mesa, Márcia Patrício destaca as broas de mel e erva-doce preparadas pela sua mãe e o cozido de grão com hortelã, "que é um símbolo de conforto e de ligação ao território".
"Também realço as receitas que envolvem o método de conservação pela salga ou na banha, que ilustram a criatividade dos nossos antepassados em preservar alimentos", acrescenta.
Apresentado publicamente em Odemira, o novo livro de Márcia Patrício está disponível em várias livrarias da região, nos mercados locais e em plataformas online. "Além disso, poderá ser adquirido diretamente através da minha página oficial, 'Temperos da Argas'", conclui a autora.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - terça, 14/01/2025
Guia dá a conhecer 242 espécies
de aves do concelho de Odemira
Do chapim de poupa à alvéola branca, passando pelo cuco canoro ou pela petinha dos prados, são 242 as espécies de aves existentes no concelho de Odemira que surgem fotografadas num novo guia, editado pelo professor Rui Doudinho e que pretende dar a conhecer a avifauna local.
14h06 - sexta, 10/01/2025
Desagregação das freguesias de Bicos, Colos e Vale de Santiago avança
A desagregação das freguesias de Bicos, Colos e Vale de Santiago, no concelho de Odemira, está prevista na proposta conjunta para a reversão das freguesias agregadas em 2013 aprovada, na quarta-feira, 8, no Parlamento.
07h00 - sexta, 10/01/2025
Associação GUARDIÃO fez 14
salvamentos nas praias de Odemira
Os elementos da GUARDIÃO – Associação de Nadadores Salvadores do Concelho de Odemira realizaram um total de 14 salvamentos, sem que tenha havido vítimas mortais, nas oito zonas balneares do município que vigiaram no verão de 2024.
07h00 - sexta, 10/01/2025
ULSLA recebeu
oito novos médicos
internos
A Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA) conta, desde a semana pas-sada, com oito novos médicos internos, que vão continuar a sua formação geral e/ou es-pecialista na instituição ao longo deste ano.
07h00 - sexta, 10/01/2025
Operadora Meo
tem nova loja na
vila de Odemira
A empresa de comunicações Meo conta, desde o passado mês de dezembro, com um anova loja em Odemira, que apresenta "um novo conceito de proximidade, sem barreiras físicas entre os clientes e os profissionais de atendimento".

Data: 10/01/2025
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial