07h00 - terça, 14/01/2025

Guia dá a conhecer 242 espécies
de aves do concelho de Odemira

Guia dá a conhecer 242 espécies de aves do concelho de Odemira

Do chapim de poupa à alvéola branca, passando pelo cuco canoro ou pela petinha dos prados, são 242 as espécies de aves existentes no concelho de Odemira que surgem fotografadas num novo guia, editado pelo professor Rui Doudinho e que pretende dar a conhecer a avifauna local.
Editado no passado mês de dezembro, o Guia Ilustrado para a Observação de Aves de Odemira dá a conhecer 242 espécies que se podem observar no concelho, através de mais de 350 fotografias a cores ao longo de 112 páginas, num trabalho de Rui Doudinho em colaboração com outros fotógrafos.
A obra surge seis anos depois do autor ter editado um guia do género, mas apenas focado na freguesia de Vila Nova de Milfontes, pretendendo agora ser "mais abrangente" e chegar a "todo o concelho".
Segundo o autor, de 56 anos e professor do ensino básico no Agrupamento de Vila Nova de Milfontes, o guia acaba por dar a conhecer "as variadas espécies" da avifauna do concelho de Odemira, muitas delas "desconhecidas da população em geral".
"A proximidade do mar dá-nos a conhecer algumas espécies que não se observam no interior", sublinha Rui Doudinho ao "SW", explicando que o livro se destina "a toda a população, incluindo os mais jovens, pois o vocabulário e a informação disponível é simples e acessível a todos".
Para tal, continua, o guia foi "concebido para utilização no campo, na observação e identificação de espécies" da avifauna local, sendo que nalguns casos é possível, através das fotografias publicadas, "distinguir o sexo, a plumagem e a idade das aves".
O livro apresenta igualmente "o estatuto de cada ave, desde as aves residentes às aves estivais ou invernantes e ainda às aves de passagem migratória, rumo a África".
A edição do Guia Ilustrado para a Observação de Aves de Odemira é "o culminar de sete anos de trabalho de campo no concelho" realizado pelo autor, que teve a colaboração "de alguns fotógrafos conhecidos, com fotos que enriquecem de sobremaneira" a obra.
"Colaboraram [neste livro] alguns fotógrafos amigos e conhecidos, assim como outras pessoas com interesse particular e conhecimentos particulares na observação de aves", acrescenta.
O livro teve o apoio à edição da empresa Bture e das unidades turísticas do Monte do Zambujeiro e da Herdade do Amarelo, assim como das juntas de freguesia de Longueira/Almograve e de Vila Nova de Milfontes. A obra pode ser encontrada à venda na papelaria Mirabolante em Odemira, e brevemente em alguns locais de Vila Nova de Milfontes.
"Possivelmente, estará também à venda nas juntas de freguesia de Longueira/Almograve e de Vila Nova de Milfontes" e, "como investidor, também tenho em meu poder alguns exemplares que posso dispensar para venda", através do grupo de Facebook "Aves do Litoral Alentejano", revela Rui Doudinho.
Editado o Guia Ilustrado para a Observação de Aves de Odemira, o autor explica ao "SW" que agora é tempo de "repensar novas oportunidades para o futuro". "Há sempre mais e variadas ideias, falta apenas organizá-las e colocá-las em prática", conclui.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - terça, 11/02/2025
Movimento de cidadãos
concorre nas Autárquicas
em Santiago do Cacém
O movimento independente "Somos Todos Cidadãos" (STC) vai concorrer nas próximas eleições Autárquicas aos órgãos municipais e de freguesia do concelho de Santiago do Cacém.
07h00 - quinta, 06/02/2025
Águas de Santo André
tem novo presidente
Francisco Maria Ramalho foi eleito, na segunda-feira, 3, como presidente do conselho de administração da empresa Águas de Santo André (AdSA), com sede nesta cidade do concelho de Santiago do Cacém, sucedendo no cargo a Marcos Sá.
07h00 - segunda, 03/02/2025
Deputados do PS
querem obras na
EB de Alvalade
Os deputados do PS eleitos pelo circulo de Setúbal defendem uma intervenção do Go-verno na Escola Básica (EB) Professor Arménio Lança, em Alvalade, no concelho de Santiago do Cacém, a necessitar de várias obras e reparações.
07h00 - quinta, 30/01/2025
Cogestão das Lagoas de
Santo André e da Sancha
em consulta pública
A proposta do Plano de Cogestão da Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha (RNLSAS), no concelho de Santiago do Cacém, com um orçamento na ordem dos 985 mil euros, está em consulta pública até ao próximo dia 10 de março.
07h00 - quarta, 29/01/2025
Autarca de Santiago
exige melhorias das vias
paralelas ao IP8
O presidente da Câmara de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, solicitou uma reunião, com caráter de urgência, ao Governo para exigir melhorias nas vias paralelas ao Itinerário Principal 8 (IP8), que está a ser intervencionado.

Data: 07/02/2025
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial