O projeto de construção da fábrica de baterias de lítio para automóveis da empresa chinesa CALB em Sines é lançado, esta segunda-feira, 24, num investimento aproximado de dois mil milhões de euros.
Segundo adianta a Agência Lusa, o projeto para a construção da fábrica de baterias de lítio de última geração no concelho do Litoral Alentejano é lançado em Lisboa, numa cerimónia que contará com as presenças do ministro da Economia, Pedro Reis, do diretor geral da CALB Europa, Sherry Wei, e da presidente do conselho de administração da CALB, Liu Jingyu.
Trata-se de um "investimento inovador" de cerca de dois mil milhões de euros, considerado Projeto de Interesse Nacional (PIN), que deverá criar "1.800 empregos diretos" e "um impacto significativo na economia portuguesa".
Com o início da construção da fábrica, ainda este ano, num terreno da Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS), a CALB prevê o arranque operacional da unidade em 2028.
A unidade industrial irá ocupar cerca de 45 de 92 hectares da área total do lote, estando prevista a construção de cinco edifícios de produção de elétrodos, células, formação e montagem, embalagem e invólucros.