07h00 - segunda, 03/03/2025

Projeto Almejar quer trazer
"mais beleza ao mundo"

Projeto Almejar quer trazer "mais beleza ao mundo"

"Trazer mais beleza ao mundo" e juntar as pessoas em torno da música e do canto são os propósitos do projeto Almejar – Banda e Coro Popular, que nasceu no concelho de Odemira em 2024 e cuja segunda edição arrancou no passado mês de fevereiro.
Dinamizada pela cooperativa Regenerativa, de São Luís, e financiada através do programa Odemira Criativa, da Câmara Municipal, a Almejar – Banda e Coro Popular nasceu da criação de Sandra Santos, diretora artística do projeto.
"O grande objetivo é permitir a possibilidade de várias pessoas se juntarem para cantar, tocar e talvez dançar, partilhando com a comunidade heterogênea da região essas artes de uma forma criativa e divertida, nutrindo as nossas vidas e almas", explica Sandra Santos ao "SW".
Segundo a diretora artística dos Almejar, o projeto – que conta igualmente com a colaboração da maestrina Sheila Rodriguez como diretora musical – "nasceu dos almejos da existência humana", nomeadamente aqueles que andam "à volta do amor e do divino", juntando músicos profissionais a pessoas "com diferentes experiências no cante".
"Tentamos aproximar o tradicional ao contemporâneo, permitindo que as pessoas que se juntam ao coro o transformem num ser único. Ou seja, a partir daqui as coisas que vamos criar e cantar juntos depende da dinâmica destas pessoas que se juntam e da unidade que se forma", diz.
Para Sandra Santos, em todo este processo "o mais importante é a energia" e o que se consegue "transmitir às pessoas através de um trabalho que tentamos com qualidade". "Temos o objetivo de evoluir e trazer mais beleza para o mundo", reforça.
Na primeira edição do projeto, em 2024, os Almejar contaram com seis músicos na banda e mais 20 elementos no coro, que atuaram por quatro vezes. Este ano, os ensaios arrancaram no passado dia 13 de fevereiro, no Quintal da Música, em Odemira, e vão prolongar-se, pelo menos, até junho, sempre à quinta-feira.
"Na primeira edição germinamos [as canções e o projeto], agora é solidificar, amadurecer, melhorar, continuar com o que se começou e ir florescendo ainda mais", nota Sandra Santos.
Para já, além da banda, são 15 os elementos inscritos no coro, "de diferentes idades e nacionalidades", continua a diretora artística do projeto.
"Mas precisamos de mais homens, pois inscrevem-se mais mulheres", acrescenta em tom de brincadeira.
A estreia do coletivo em 2025 será no próximo mês de abril, durante mais uma edição do Abril em Odemira – Festival da Justiça e da Liberdade, promovido pela Câmara Municipal para assinalar o 51º aniversário da Revolução dos Cravos.
Até lá, os Almejar irão "trabalhar em equipa", tendo por base canções originais e uma "fusão étnica de ritmos".
"Há aqui uma mistura de estilos musicais e de vivências", conclui Sandra Santos.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - terça, 15/04/2025
Câmara de Santiago
promove concurso
de fotografia
A Câmara de Santiago do Cacém tem abertas, até 31 de julho, as inscrições para a 9ª edição do concurso de fotografia "Num instante… Um novo olhar", que incentiva "à captura de imagens originais que a riqueza cultural e natural" do concelho.
07h00 - quinta, 03/04/2025
Novo espaço para
jovens na Biblioteca
de Santo André
A Biblioteca Municipal de Vila Nova de Santo André, no concelho de Santiago do Cacém, conta desde março com um novo espaço, "pensado especialmente para os mais jovens".
07h00 - terça, 01/04/2025
Bibliotecas escolares
de Santiago do Cacém
com mais livros
A Câmara de Santiago do Cacém ofereceu livros às bibliotecas escolares dos quatro agrupamentos do concelho, com o objetivo de "promover a leitura" entre os alunos, num investimento total de 8.
07h00 - quinta, 20/03/2025
Voluntários vão
reabilitar casas em
Santiago do Cacém
As habitações de oito agregados familiares carenciados de Santiago do Cacém vão ser reabilitados por um grupo de voluntários, no âmbito de uma parceria da Câmara Municipal com a associação Just a Change e a Fundação GALP.
11h49 - sexta, 14/03/2025
PSD também vai apoiar candidatura
independente em Santiago
O PSD também não vai apresentar uma candidatura própria aos órgãos autárquicos do concelho de Santiago do Cacém nas eleições deste ano, optando por apoiar o movimento Somos Todos Cidadãos (STC), que tem Bruno Pereira como cabeça de lista à Câmara Municipal.

Data: 17/04/2025
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial