A arquiteta Ana Cortes vai ser a candidata do PSD à Câmara Municipal de Odemira, liderada pelo PS desde 1997, nas eleições Autárquicas agendadas para este ano.
Em comunicado enviado ao "SW", a Distrital de Beja do PSD revelou que a candidatura de Ana Cortes foi aprovada pela sua Comissão Política, "por unanimidade", em reunião realizada a 25 de fevereiro.
Natural de Odemira, Ana Cortes tem 52 anos e é licenciada em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa.
A candidata social-democrata tem ainda uma pós-graduação em Turismo Sustentável e Bem-estar pelo Instituto Politécnico de Beja e encontra-se a concluir uma pós-graduação/especialização em Direito do Ordenamento, Urbanismo e Ambiente na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.
Técnica superior na Divisão de Licenciamento da Câmara de Odemira, Ana Cortes é ainda secretária da provedoria da Santa Casa da Misericórdia de Odemira.
Militante do PSD, a candidata é também presidente da mesa da Assembleia da Secção Concelhia de Odemira do partido, assim como secretária-geral da Comissão Política da Distrital de Beja.
Nas eleições autárquicas de 2013, Ana Cortes já tinha integrado a lista da coligação PSD/CDS-PP a este município do litoral alentejano e, nas legislativas de 2024, integrou a lista da Aliança Democrática pelo círculo eleitoral do distrito de Beja.
Ana Cortes é a segunda candidata anunciada para a Câmara de Odemira, depois do Chega ter confirmado como cabeça de lista o empresário Rui Campos Silva.