07h00 - sexta, 07/03/2025

Bibliotecas do Alentejo Litoral vão
ser centros de atividades culturais

Bibliotecas do Alentejo Litoral vão ser centros de atividades culturais

As seis bibliotecas públicas do Alentejo Litoral vão ser classificadas como centros de atividades culturais, no âmbito de um contrato-programa a estabelecer entre as câmaras municipais da região e o Ministério da Cultura.
A proposta foi apresentada, na passada semana, em Sines, durante uma reunião da ministra da Cultura, Dalila Rodrigues, com os presidentes das câmaras municipais da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL).
Em comunicado enviado ao "SW", a CIMAL explica que durante o encontro "ficou acordada a posterior assinatura de um contrato-programa que pretende tornar as seis bibliotecas públicas na região em centros de atividades culturais diversas".
De acordo como a comunidade intermunicipal, a proposta do Governo "pretende que, para além de serem centros de divulgação de atividades literárias e de promoção da leitura, passe a constatar no plano de ação daquelas estruturas municipais dos cinco concelhos que integram a CIMAL, outro tipo de iniciativas culturais, como a produção artística e a formação".
Assim, e embora as bibliotecas de Alcácer do Sal, Grândola, Odemira, Santiago do Cacém, Vila Nova de Santo André e Sines "já desenvolvam atividades para além do âmbito literário", a proposta do Governo "pretende efetivar esse estatuto, tornando as bibliotecas em centros de promoção e fruição cultural dirigidos à população".
Nesse âmbito, revela a CIMAL, "o Ministério da Cultura vai apoiar a realização de residências artísticas nas diferentes bibliotecas, que irão das artes visuais à literatura e às artes performativas, entre outras".
Em paralelo, ficou acertada "a presença de um escritor uma vez por vez em todas as bibliotecas", ao passo que o Governo se comprometeu "igualmente no apoio à aquisição de livros parta reforçar o acervo de livros disponíveis para os leitores".
As comemorações dos 500 anos do nascimento de Luís de Camões é outra das apostas que a ministra da Cultura quer ver desenvolvidas nas bibliotecas públicas do Alentejo Litoral, nomeadamente a divulgação da obra do poeta.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

13h39 - segunda, 17/03/2025
Festival Músicas
do Mundo de Sines
premiado
O Festival Músicas do Mundo (FMM) de Sines recebeu dois prémios durante a edição deste ano dos Iberian Festival Awards, organizados pela Aporfest – Associação Portuguesa de Festivais de Música e cuja cerimónia decorreu neste fim de semana na localidade algarvia de Almancil.
07h00 - segunda, 17/03/2025
Pedro do Ó Ramos
lidera o Porto de Sines
O antigo secretário de Estado do Mar Pedro do Ó Ramos é o novo presidente da Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), substituindo no cargo José Luís Cacho.
07h00 - quarta, 12/03/2025
Sines Tecnopolo
renova certificação
StartUP Visa
O Sines Tecnopolo acaba de renovar a sua certificação StartUP Visa, atribuída pelo IAPMEI, que lhe permite continuar a apoiar empreendedores internacionais e o consolida "como um polo estratégico para a atração e apoio a empreendedores internacionais em Portugal".
07h00 - terça, 11/03/2025
Administração do Porto
de Sines cessa funções
com balanço positivo
A equipa gestora da Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), liderada por José Luís Cacho, cessou funções nesta segunda-feira, 10, fazendo um balanço "positivo" do trabalho desenvolvido desde 2016.
07h00 - segunda, 10/03/2025
Governo muda
administração do
Porto de Sines
O Governo decidiu substituir, a partir desta segunda-feira, 10, a Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), liderada por José Luís Cacho,que deve ser sucedido no cargo por Pedro do Ó Ramos.

Data: 07/03/2025
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial