O Estudo de Impacte Ambiental (EIA) do projeto da Mina da Lagoa Salgada, nos concelhos de Grândola e Alcácer do Sal, para explorar cobre e outros metais, está em consulta pública, até 28 de abril.
O projeto abrange a União de Freguesia de Grândola e Santa Margarida da Serra, no concelho de Grândola, e a freguesia de Torrão, no concelho de Alcácer do Sal, e tem como objetivo a exploração subterrânea de depósitos minerais metálicos de cobre, chumbo, zinco e metais associados, com recurso a fontes energéticas alternativas, sendo também exploradas mineralizações secundárias, como estanho, prata e ouro.
De acordo com o Resumo Não Técnico do projeto, disponível no portal Participa da Agência Portuguesa do Ambiente, que foi inicialmente indeferido em julho de 2024, o início da construção das infraestruturas de apoio à exploração mineira está previsto para o primeiro trimestre de 2026 e o arranque da exploração no segundo trimestre de 2027, sendo que, para esta fase, é necessária emissão da licença ambiental.
Após a fase de exploração da mina, que terá a duração prevista de 11 anos, segue-se a sua desativação, sendo implementado o plano de encerramento.