O concelho de Odemira vai receber a quarta edição do Encontro da Rede de Estações Náuticas de Portugal, organizado pela Fórum Oceano Associação da Economia do Mar e que está agendado para esta quinta e sexta-feira, 3 e 4 de abril.
Segundo a Câmara de Odemira, que apoia a iniciativa juntamente com a Turismo do Alentejo e Ribatejo, o evento vai decorrer na sede de concelho e em Vila Nova de Milfontes, estando prevista a presença do secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado.
A autarquia odemirense acrescenta que "serão dois dias de diálogo e trabalho cooperativo e inspirador entre participantes de todo o país".
O IV Encontro da Rede de Estações Náuticas de Portugal arranca nesta quinta-feira, 3, no cineteatro camacho Costa, em Odemira, sendo que na sessão de abertura, às 10h00, vão estar o autarca Hélder Guerreiro, o presidente da Turismo do Alentejo, José Manuel Santos, o presidente do Fórum Oceano, Carlos Costa Pina, o presidente da CCDR do Alentejo, António Ceia da Silva, e o secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado.
Neste primeiro dia, destaque para a cerimónia pública de certificação e de renovação das estações náuticas.
A iniciativa continua sexta-feira, 4, em Vila Nova de Milfontes, com a sessão de encerramento agendada para as 12h45 no Colégio Nossa Senhora da Graça, que terá intervenções de António José Correia (coordenador da Rede de Estações Náuticas), Teresa Ferreira (Turismo de Portugal), Hélder Guerreiro (presidente da Câmara de Odemira) e José Manuel Santos (presidente da Turismo do Alentejo).
De tarde, a partir das 14h30, terá lugar a atividade Water Fun by Estação Náutica de Odemira, "que incluirá um passeio de barco, atividades náuticas, atividades de observação da natureza e experiências de descoberta do património etnográfico".
Atualmente, o Alentejo conta com sete estações náuticas: Alandroal, Avis, Mértola, Monsaraz, Moura, Sines e Odemira (esta com polos em Vila Nova de Milfontes, Odemira e barragem de Santa Clara).