A Câmara de Odemira foi distinguido com o "selo de mérito", na categoria Ouro, para o biénio 2025-2026 pela Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI), devido ao projeto "Cui(Dar+)".
Segundo a autarquia, a distinção da RACCI, uma iniciativa do Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais, reconhece o papel do município na adoção das "melhores práticas e medidas de apoio em benefício dos cuidadores informais".
O projeto "Cui(DAR)+", financiado pela Câmara de Odemira, é dinamizado pela coope-rativa TAIPA em parceria com a Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano e os serviços locais do Instituto da Segurança Social.
A iniciativa permitiu a criação de um Gabinete de Apoio à Pessoa Cuidadora e assenta "na dinamização de uma estrutura de apoio e de acompanhamento aos cuidadores in-formais, centrado nos níveis de bem-estar psicológico, social e físico", explica a Câmara Municipal, frisando que "o projeto continua a prestar apoio psicológico e social e a pro-mover o descanso do cuidador".
A par disso, o "Cui(Dar)+" dinamiza ainda "um conjunto de workshops e ações de sen-sibilização na área da prestação de cuidados, direcionados a cuidadores informais e for-mais, mas também para a população em geral".