A empresa Start Campus inaugurou na sexta-feira, 4, o SIN01, a primeira instalação operacional no Campus de Dados de Sines, com capacidade de 1,2 gigawatts (GW) de IT.
Segundo a empresa, o SIN01 "está otimizado para responder às elevadas exigências de desempenho da Inteligência Artificial (IA), cloud de hiperescala e aceleração digital, aproveitando a posição única de Portugal como um hub de energia de baixo carbono e alta disponibilidade".
"A partir da costa do Atlântico, estamos a construir a espinha dorsal do futuro da IA na Europa", referiu Robert Dunn, CEO da Start Campus, durante a cerimónia de inauguração do edifício.
"E temos orgulho de que tudo comece aqui, em Sines, Portugal", reforçou.
Já o ministro da Economia, Pedro Reis, também presente na cerimónia, frisou tratar-se de "mais um investimento estruturante para a economia portuguesa, que ajuda a colocar Portugal numa posição estratégica na economia dos dados, aproveitando a localização geográfica privilegiada de Sines".
"É um investimento profundamente empenhado com a sustentabilidade, que vai trazer mais emprego qualificado, diversificando a atividade económica na região e contribuindo para a construção de um ecossistema digital de longo prazo", acrescentou.
Por sua vez, o ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, disse que este empreendimento consolida Sines "como ponto estratégico".
"Congratulo-me pelos ecossistemas aqui desenvolvidos, alimentados por energia renovável, e que têm grande potencial de retenção de talento", afirmou.