Uma comitiva da CALB China Aviation Lithium Battery (Europe), liderada por Sherry Wei, visitou na passada semana o Porto de Sines, nomeadamente os terminais que servirão a produção de baterias de lítio desta empresa na cidade do Alentejo Litoral.
Segundo a Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), a comitiva "visitou os terminais que servirão a produção da CALB em Sines, havendo ainda espaço para uma apresentação detalhada do porto, onde foram realçadas as suas características físicas, que dotam esta infraestrutura de uma capacidade única para operar quaisquer navios e cargas".
Durante a visita foi também "detalhada a oferta logística de Sines, sinónimo de competitividade e eficiência nos serviços prestados pelo porto e demais stakeholders aos exportadores e importadores ibéricos", acrescenta a APS.
O projeto da CALB para Sines prevê a construção, já partir deste ano, de uma fábrica de última geração de baterias de lítio, com uma capacidade de produção de 15 GWh de armazenamento de energia e que deverá estar totalmente operacional em 2028.
O projeto contará com um investimento total da ordem dos dois mil milhões de euros, permitindo criar 1.800 empregos diretos e resultando num impacto significativo na economia portuguesa.