As questões do regadio e do alojamento vão estar em debate na vila de Odemira nesta quinta-feira, 29, numa iniciativa da AHSA Associação de Horticultores, Fruticultores e Floricultores dos Concelhos de Odemira e Aljezur sobre "dois dos principais eixos estratégicos da atividade agrícola na região".
O colóquio "Regadio e Alojamento: Fatores Críticos de Sucesso" vai decorrer, ao longo da manhã no cineteatro Camacho Costa, em Odemira, juntando representantes de entidades nacionais e internacionais, empresas do setor e outros decisores.
A iniciativa arranca pelas 10h30, com a abertura a caber ao presidente da AHSA, Luís Mesquita Dias.
Segue-se, pelas 10h45, uma conferência de Francisco Gomes da Silva, sobre a "Relação entre o Regadio e o Desenvolvimento dos Territórios Rurais", e outra de Mário Sanchéz, acerca do exemplo espanhol de Tariquejo em matéria de alojamentos coletivos para trabalhadores sazonais.
Para as 11h30 está prevista uma mesa-redonda, moderada por Gonçalo Caleia Rodrigues (do Instituto Superior de Agronomia), com intervenções de Hélder Guerreiro (presidente da Câmara de Odemira), Carlos Chibeles (da Associação de Beneficiários do Mira), José Pedro Salema (presidente da Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva), Francisco Gomes da Silva (Agroges), Eduardo Bremm (Driscoll's Portugal) e Juan António Millán (Tariquejo).
O colóquio termina pelas 12h30, com a sessão de encerramento a contar com a presença do presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal, Álvaro Mendonça Moura.