O novo plano de investimentos do Porto de Sines para o próximo triénio, num montante de 120 milhões de euros, prevê a melhoria das acessibilidades e o lançamento do futuro Terminal Vasco da Gama.
Segundo o presidente do novo conselho de Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), Pedro do Ó Ramos, que entrou em funções no passado mês de março, a revisão do plano de investimentos visa uma melhor capacitação desta infraestrutura portuária.
"Desde logo [visa] todas as obras que digam respeito à capacitação do Porto [de Sines], não só no sentido de preparar o caminho para o novo Terminal Vasco da Gama, como também permitir novas acessibilidades ao Terminal XXI" da PSA Sines, afirma.
De acordo com o presidente da APS, ainda esta semana "serão aprovados dois estudos prévios nas acessibilidades [rodoviária e ferroviária] para permitir que avancem essas infraestruturas essenciais".
"Redundância na capacidade ferroviária" com a construção de uma segunda linha na zona Leste do porto para "uma nova ligação ao Terminal XXI", em fase de expansão, e "na preparação para o [Terminal] Vasco da Gama", com a construção de novos acessos rodoviários à zona Leste do Porto de Sines, acrescenta.
Está ainda prevista a melhoria geral da acessibilidade intraportuária, através da requalificação do atual ramal de acesso ao Terminal Multipurpose de Sines e Porto de Recreio.
Considerando que é "decisiva a capacidade de penetração do Porto de Sines" no hinterland ibérico, Pedro do Ó Ramos diz ser "determinante a construção do troço entre Évora e Elvas" prevista para o início de 2026.