07h00 - sexta, 06/06/2025

Encontro da
Canção de Protesto
em Grândola

Encontro da Canção de Protesto em Grândola

O Processo Revolucionário em Curso (PREC), a descolonização e os "velhos e novos desafios da liberdade de expressão na música" são os temas da terceira edição do Encontro da Canção de Protesto, que se vai realizar neste fim de semana, 6 a 8 de junho, em Grândola.
A iniciativa é organizada pela Câmara de Grândola, Observatório da Canção de Protesto e Associação José Afonso, juntamente com outras entidades nacionais e locais, e arranca nesta sexta-feira, 6, pelas 18h00, com a inauguração da exposição "Só se pode querer tudo quando não se teve Nada", que vai estar patente no cineteatro Grandolense.
De noite, o Jardim 1º de Maio recebe as atuações do Coro da Casa da Achada (21h30) e de Jorge Palma (22h30), que já leva mais de 50 anos de carreira.
No sábado, 7, o dia arranca com uma sessão testemunhal dedicada ao tema "Música e Descolonização: 50 anos depois". A iniciativa, agendada para as 11h00, vai decorrer no cineteatro Grandolense, com a participação de Flávio Almada (LBC Soldjah), Mynda Guevera e Lúcia Gomes.
Segue-se, pelas 12h45, a apresentação do livro A cantiga só é arma quando a luta acompanhar! Canção e Política na Revolução dos Cravos (1974-1976), da autoria de Hugo Castro e editado pelo Observatório da Canção de Protesto e pelas Edições Afrontamento.
De tarde, a partir das 15h30, será exibido no cineteatro Grandolense o documentário "Liberdade para José Diogo", realizada por Luís Galvão Teles, seguido de um colóquio em que participarão Conceição Serrão, Constantino Piçarra, Graça Moreira, Jorge Serrão e João Madeira.
À noite, pelas 21h30, o fadista Camané vai atuar no Cine Granadeiro e, logo depois, a partir das 23h00, Samuel Úria apresenta o disco "2000 A.D." no Jardim 1.º de Maio.
A edição deste ano do Encontro da Canção de Protesto de Grândola termina no domingo, 8, com um colóquio sobre os velhos e novos desafios da liberdade de expressão na música a partir das 11h00, no cineteatro Grandolense, em que estarão presentes Filipe Sambado, Luís Varatojo, Nuno Pacheco e Ricardo Alexandre.
O mesmo palco recebe, a partir das 15h30, uma sessão de "canto livre", onde os artistas Filipe Sambado e Vaiapraia "convidam" Chica.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sábado, 14/06/2025
Performance
artística em igreja
de Odemira
A artista francesa Louise Chardon vai estar, a partir deste sábado, 14, na Igreja da Misericórdia de Odemira, para apresentar a residência-performance "Gravidade".
07h00 - sexta, 13/06/2025
Conservatória de Odemira continua de portas fechadas
A Conservatória do Registo Predial de Odemira está de "portas fechadas" desde o passado mês de abril, situação que tanto o presidente da Câmara Municipal como uma organização de produtores agrícolas criticam, esperando que o Governo possa encontrar uma resolução.
07h00 - sexta, 13/06/2025
Jovens "cientistas"
de Odemira premiados
na Mostra Nacional
Dois trabalhos realizados por alunos da Escola Secundária Doutor Manuel Candeias Gonçalves, de Odemira, foram premiados durante a Mostra Nacional de Ciência 2025/ Concurso Nacional de Jovens Cientistas, que decorreu no final de maio na cidade do Porto.
07h00 - sexta, 13/06/2025
Atletas do NDCO
campeões distritais
de meia-maratona
Os atletas Ana Lourenço e Carlos Papacinza, ambos do Núcleo Desportivo e Cultural de Odemira (NDCO), sagraram-se campeões distritais de meia-maratona durante o evento multidisciplinar Brisas do Atlântico, que na terça-feira, 10, ligou o Almograve à Zambujeira do Mar, no concelho de Odemira.
07h00 - sexta, 13/06/2025
Feira de Turismo do SW em
Vila Nova de Milfontes até domingo
A zona ribeirinha de Vila Nova de Milfontes recebe, até domingo, 15, mais uma edição da FEI-TUR – Feira de Turismo do SW, para "transformar" o litoral do concelho de Odemira "num palco de celebração do turismo na natureza, da cultura e das tradições locais".

Data: 13/06/2025
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial