Um grupo de 150 crianças dos terceiro e quarto anos do Agrupamento de Escolas de Odemira visitaram, na passada semana, o Centro de Investigação para a Sustentabilidade (CIS), para "sensibilizar os mais novos para a importância da sustentabilidade ambiental e para o papel da agricultura na proteção do planeta".
Segundo o CIS, durante a visita os alunos "participaram em atividades lúdicas e pedagógicas sobre temas como água, biodiversidade, polinização e agronomia".
"Através do contacto direto com técnicos e investigadores e de forma interativa, exploraram a forma como a tecnologia, o conhecimento científico e as boas práticas agrícolas contribuem para uma produção alimentar mais eficiente e amiga do ambiente", acrescenta a mesma fonte.
O Centro de Investigação para a Sustentabilidade resulta de uma iniciativa do consórcio constituído pela Lusomorango Organização de Produtores de Pequenos Frutos, Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), Driscoll's e Maravilha Farms.
Localizado no Polo de Inovação da Fataca, no concelho de Odemira, o CIS foi criado em 2013 e é o primeiro laboratório de investigação para a produção agrícola sustentável de pequenos frutos, resultante de um esforço conjunto entre a academia e as empresas.
O projeto tem como objetivo "produzir conhecimento científico que apoie os produtores agrícolas no desenvolvimento de soluções para utilização de a água de forma cada vez mais eficiente, com integração de sistemas de natureza biológica (apoiados na biodiversidade) para evitar e mitigar ameaças à produção".
A par disso, o CIS tem ainda a missão "de partilhar o conhecimento produzido com a comunidade local e com todo o setor agrícola, nacional e internacional".