O empresário agrícola Manuel Lopes, de 51 anos, é o candidato do PS à Junta de Freguesia de Longueira/Almograve (Odemira), atualmente liderada pela socialista Glória Pacheco, que não se pode recandidatar devido à limitação de mandatos, nas eleições Autárquicas deste ano.
Segundo o PS de Odemira, a candidatura de Manuel Lopes foi aprovada "por unanimidade", tendo por objetivos "ampliar os serviços prestados pela Junta de Freguesia no âmbito da manutenção da qualidade dos espaços públicos/verdes", assim como "dinamizar a economia e sociedade local".
"Melhorar a comunicação com os residentes e não residentes através de plataformas digitais e promover o espírito de colaboração com e entre as organizações locais" são outras das metas definidas pelos socialistas.
"Tencionamos concluir os projetos de investimento já em curso e planeados, assim como implementar outros de modo a melhorar as condições de vida e habitabilidade das pessoas residentes e aumentar os níveis de hospitalidade a quem nos visita", afiança Manuel Lopes, citado no comunicado.
O candidato acrescenta que a sua lista pretende "gerar mais dinâmica local nos planos sociais, económicos e ambientais". "Em suma, 'desenvolver o lugar que nos une'", diz.
Residente na freguesia, Manuel Lopes é formado em Ensino Básico e pós-graduado em Sistemas Integrados de Gestão.
Foi professor no concelho de Odemira e técnico de desenvolvimento local na ESDIME - Agência para o Desenvolvimento Local no Alentejo Sudoeste, além de coordenador de projetos de formação profissional e de desenvolvimento social e económico na ADTR - Associação de Desenvolvimento Terras do Regadio.
Desde 2013 que é empresário agrícola, tendo sido ainda dirigente na Associação de Desenvolvimento Terras do Regadio e membro da Assembleia de Freguesia de Longueira/Almograve nos últimos oito anos.