A Câmara de Odemira tem a funcionar, desde esta terça-feira, 1, a plataforma de serviços online do Balcão Único (BU), que permite uma interação sobre todas as áreas de competência municipal, "para otimizar a relação com o cidadão e proporcionar maior comodidade e eficiência na prestação de serviços".
Segundo a autarquia, o novo BU Serviços Online "permite o acesso a todos os formulários e regulamentos" do município nas áreas "de urbanismo e gestão do território, cidadania, participação e cedência de espaços e equipamentos municipais, ambiente, energia, água e saneamento, atividades económicas, empreendedorismo e turismo, ação social e habitação, rede viária, sinalização e toponímia, cultura, juventude, desporto e educação, segurança e proteção civil e cemitérios".
Desta forma, todos os pedidos podem ser submetidos online, "evitando deslocação aos pontos de atendimento presencial" no Balcão Único de Odemira ou nos Balcão Único Kiosk de Colos, Sabóia, São Teotónio e Vila Nova de Milfontes.
A Câmara de Odemira acrescenta que a modernização administrativa "tem sido uma prioridade estratégica", através do programa Odemira Simplifica, "como aposta na simplificação e aproximação da administração pública local aos cidadãos".
"Com apoios através de diversas candidaturas, têm sido implementadas medidas para modernizar, racionalizar, inovar e capacitar os serviços municipais, tendo em vista uma maior eficácia e celeridade", acrescenta.
O município revela ainda que pretende avançar "com novas candidaturas na área da digitalização, com foco na eficiência dos serviços públicos e na implementação de soluções de smart cities, reforçando o compromisso com a inovação, a proximidade e a transparência".