Os residentes e visitantes do Litoral Alentejano poderão utilizar transporte público gratuito para poderem aceder a 11 praias da região, num serviço inédito a nível nacional promovido pela Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL).
Fonte oficial da CIMAL explica ao "SW" que o serviço de transporte para as praias vai estar disponível até 31 de agosto, tendo este ano como novidade a possibilidade de acesso às carreiras "para todas as praias e não apenas a uma ligação, como ocorreu em 2024".
"Além do serviço público prestado, a iniciativa da CIMAL pretende diminuir os congestionamentos de tráfego automóvel junto às zonas balneares e as emissões de gases com efeito de estufa, convidando a população e os visitantes a abdicarem do transporte particular", revela a mesma fonte.
A CIMAL acrescenta que, "ao todo", são nove as linhas que partem diariamente e em diferentes horários das sedes dos cinco concelhos que integram a CIMAL (Alcácer do Sal, Grândola, Odemira, Santigo do Cacém e Sines), assim como de Cercal do Alentejo e de Vila Nova de Santo André, "com paragens intermédias em localidades por onde passam".
As praias de destino continuam a ser as mesmas do ano passado, ou seja, Comporta, Carvalhal, Pego, Melides, São Torpes, Morgavel, Samouqueira, Praia Grande de Porto Covo, Vila Nova de Milfontes, Almograve e Zambujeira do Mar. Em 2025 surge ainda, como novidade, uma ligação de Vila Nova de Santo André a Sines, donde partem ligações até Porto Covo.
De Odemira, as carreiras ligam às praia da Zambujeira do Mar, Almograve e Vila Nova de Milfontes, enquanto de Sines partem rumo a Porto Covo.
Já em Alcácer do Sal as carreiras vão ligar à praia da Comporta, ao passo que de Grândola partem duas ligações, uma para as praias do Carvalhal e Pego e outra com destino à da Lagoa de Melides.
A partir de Santiago do Cacém haverá ligações a Sines, donde partem depois os autocarros que levam os utentes às praias de São Torpes, Morgavel, Samouqueira e Porto Covo, o mesmo sucedendo com os utilizadores das ligações iniciadas em Vila Nova de Santo André. E a ligação iniciada no Cercal do Alentejo levará os banhistas até Vila Nova de Milfontes.
Segundo as estimativas realizadas pela CIMAL, os autocarros deverão percorrer, nestes dois meses do serviço, "cerca de 92.000 km, mais 8% do que no ano passado".