A Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) pretende avançar com a construção de habitações para os seus trabalhadores na cidade do Alentejo Litoral, num investimento a concretizar até 2028 e que pode ascender a 10 milhões de euros.
Em comunicado enviado ao "SW", a APS, liderada por Pedro do Ó Ramos, revela ter solicitado junto da Câmara Municipal "a alteração ao Plano de Pormenor Zona Poente de Sines, nomeadamente num terreno propriedade da APS", para que este fique "habilitado a acolher projetos de habitação".
Se tal suceder, continua a mesma fonte, poderão ser construídos no local "um mínimo de 50 fogos, com a tipologia de T1 e T2, habitação que, sendo arrendada, terá como objetivo primordial responder às necessidades da comunidade portuária e logística de Sines".
"Esta decisão, que vem reforçar a responsabilidade social que o Porto de Sines assume junto da comunidade, é uma resposta da autoridade portuária à notória escassez de habitação em Sines, fator que pode vir a assumir-se como condicionante ao desenvolvimento futuro do complexo portuário, logístico e industrial de Sines", acrescenta a APS.