17h20 - quinta, 26/11/2020

Um sinal de esperança!


Carlos Pinto
No ido dia 18 de Abril de 2014 a manchete do "SW" dizia: "Milfontes vai ter novo posto médico". A justificar este destaque de capa estava a garantia dada pelo então ministro da Saúde, Paulo Macedo (agora na liderança da Caixa Geral de Depósitos), durante uma reunião sobre o assunto com o presidente da Câmara Municipal de Odemira, José Alberto Guerreiro.
À época, o governante social-democrata assumia perante o edil odemirense que a obra poderia mesmo avançar durante o ano de 2015, "no âmbito do novo quadro comunitário", mas infelizmente nada disso sucedeu. E apesar desta necessidade estar devidamente identificada e comprovada por todas as entidades e organismos competentes, o certo é que o tempo passou e, volvidos mais de seis anos, Vila Nova de Milfontes continua sem ter uma nova extensão de Saúde capaz de dar resposta às crescentes necessidades desta freguesia do concelho de Odemira (que, é bom recordar, no Verão chega a ter uma população de quase 50 mil pessoas).
Até que agora, em Novembro de 2020, surge finalmente uma "luz ao fundo do túnel", depois de a Câmara Municipal e a Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano terem assinado um protocolo que visa a construção do novo equipamento num terreno cedido pela autarquia [ver notícia na página 6].
Este é, sem dúvida, um "sinal de esperança" em tempo de pandemia para a população desta freguesia e para todo o concelho, sendo de salientar a acção do Município de Odemira, sempre disponível para fazer parte da solução. Agora resta-nos esperar que o processo de projecção e construção da nova extensão de Saúde de Vila Nova de Milfontes decorra de forma célere e sem atrasos. Porque a "princesa do Alentejo" bem o merece!

2. A Câmara de Odemira entregou nesta semana os prémios "Espírito Empreendedor". Uma iniciativa simples, mas de inestimável valor pelo reconhecimento que permite aos novos projectos empresariais que vão surgindo um pouco por todo o concelho e que demonstram bem que estar no interior não é, de todo, uma fatalidade. Parabéns a todos!



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quinta, 13/05/2021
Odemira. Prejuízos das cercas
sanitárias vão ser compensados
Os cidadãos que ficaram impedidos de trabalhar devido à imposição da cerca sanitária às freguesias de Longueira/Almograve e de São Teotónio, no concelho de Odemira, vão receber um subsídio por isolamento profilático, através da Segurança Social.
07h00 - quinta, 13/05/2021
Cerimónia religiosa
em Alcácer homenageia
vítimas da Covid-19
A Câmara Municipal e a Unidade Pastoral de Alcácer do Sal promovem nesta quinta-feira, 13, pelas 18h00, uma cerimónia religiosa de homenagem às vítimas de Covid-19 e aos profissionais que têm estado na "linha da frente" no combate à pandemia.
07h00 - quinta, 13/05/2021
Renascente de
São Teotónio é clube
com estabilidade
O regresso do Renascente de São Teotónio à 1ª divisão distrital de Beja, confirmada na época de 2021-2022, ocorre num momento em que o clube do concelho de Odemira apresenta grande estabilidade, garante o seu presidente.
07h00 - quarta, 12/05/2021
Porto de Sines integra
parceria europeia
O Porto de Sines é um dos membro no consórcio liderado pelo Porto de Roterdão (Holanda), no âmbito de uma candidatura enquadrada no Green Deal 2020.
07h00 - quarta, 12/05/2021
Porto Covo recebe
prémio "Cinco Estrelas"
A localidade de Porto Covo, no concelho de Sines, venceu a quarta edição do prémio "Cinco Estrelas Regiões", na categoria de "Aldeias e Vilas", revela a Câmara Municipal.

Data: 07/05/2021
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial