16h43 - quinta, 20/05/2021

Um projeto muito oportuno


Carlos Pinto
Proteger, reduzir e poupar – são estes os três "pilares" essenciais do projeto "AQUA", que a Junta de São Luís, no concelho de Odemira, tem a decorrer, visando consciencializar a comunidade (sobretudo os mais novos) para o uso eficiente da água e, em simultâneo, para contribuir para uma poupança dos valores pagos em água nesta freguesia.
Um projeto que damos a conhecer ao pormenor nesta edição do "SW e que – reconheçamos – surge num momento bastante oportuno, tendo em vista a evidência cada vez mais notória que são as alterações climáticas, com todos os seus efeitos adversos para o ambiente e para a biodiversidade locais.
Mas a oportunidade do "AQUA" relaciona-se também com o momento vivido presentemente no concelho de Odemira, onde a pandemia da Covid-19 veio dar reconhecimento público a alguns problemas há muito conhecidos na região, entre os quais a acelerada redução do volume de água armazenada na barragem de Santa Clara.
À data em que escrevemos este texto, 19 de maio de 2021, a albufeira situada no interior do concelho de Odemira estava exatamente com 50% da sua capacidade máxima, o que equivale a 241.852.480 metros cúbicos de água. Até pode parecer muito, mas estamos a falar de uma barragem com um volume total de armazenamento de 485.000.000 metros cúbicos, em que 244.700.000 metros cúbicos correspondem a volume morto.
Ou seja, a escassez de água na barragem de Santa Clara é cada vez menos uma improbabilidade e, por isso mesmo, há que começar a "fazer caminho" para evitar um cenário de catástrofe.
Projetos como o "AQUA" certamente ajudarão, mas será ao nível do Estado e das entidades gestoras que é preciso definir uma estratégia concreta e bem estruturada para inverter o atual quadro. Caso contrário, dentro de poucos meses poderemos estar a falar de uma seca nunca antes vista…



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - segunda, 29/11/2021
Campanha de Natal
no comércio local
de Alcácer do Sal
Incentivar munícipes e visitantes a adquirirem os seus presentes no comércio local é o grande objetivo da campanha "Natal com tradição, Comércio com animação", que a Câmara de Alcácer do Sal promove até ao próximo dia 6 de janeiro.
07h00 - segunda, 29/11/2021
Obras de requalificação
em Vila Nova de Milfontes
A Câmara de Odemira inicia, já no próximo mês de dezembro, as obras de requalificação da Avenida Custódio Braz Pacheco, que irão decorrer no âmbito do projeto de requalificação e valorização da localidade e representam um investimento de quase 838 mil euros.
07h00 - segunda, 29/11/2021
Artes promovidas
nas escolas do
concelho de Odemira
O projeto "Miragem!" está de regresso às escolas do concelho de Odemira para aproximar os mais novos do "mundo" das artes performativas, levando aos espaços escolares intervenções de teatro, novo circo, dança, literatura, reflexão e música.
07h00 - sábado, 27/11/2021
Grupo "LuzAzul"
ao vivo em Odemira
O icónico forte de São Clemente, em Vila Nova de Milfontes, é uma das "fontes de inspiração" de "ÂMBRIA", trabalho de estreia dos "LuzAzul", atuam neste sábado, 27, pelas 21h30, no cineteatro Camacho Costa, em Odemira.
07h00 - sábado, 27/11/2021
Caminhada em
Santa Clara-a-Velha
A freguesia de Santa Clara-a-Velha, no interior de Odemira, recebe neste sábado, 27, a caminhada "De Santa Clara à Barragem", entre a aldeia de Santa Clara-a-Velha, o rio Mira e a barragem.

Data: 26/11/2021
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial