16h03 - quinta, 28/10/2021

Uma estratégia que é urgente


Carlos Pinto
n A Estratégia Local de Habitação (ELH) é um instrumento que define a estratégia de intervenção em matéria de política de habitação, sendo de apresentação obrigatória por parte dos municípios no caso dos apoio a conceder ao abrigo do 1.º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, que visa a promoção de soluções habitacionais para pessoas que vivem em condições habitacionais indignas e que não dispõem de capacidade financeira para suportar o custo do acesso a uma habitação adequada.
Nesse sentido, qualquer ELH deve ter por base "um diagnóstico das carências existentes relativamente ao acesso à habitação" e, ainda, "articular os objetivos e as ações a desenvolver em matéria de política de habitação com as outras políticas setoriais, nomeadamente, as políticas urbanas, sociais, de emprego, educação, saúde, transportes, entre outras".
Foi precisamente a futura ELH de Odemira que o novo executivo da Câmara de Odemira discutiu, há cerca de duas semanas, com a secretária de Estado da Habitação [ver página 8]. Um encontro que, segundo a autarquia, "incidiu sobre duas questões fundamentais e prioritárias" para o concelho: "o desafio de fixação de jovens no território e a concretização das soluções previstas para a Área de Fracionamento Ilegal da Propriedade Rústica (AFIRP) de Vila Nova de Milfontes".
Depois dos difíceis dias vividos entre abril e maio, em que a pandemia colocou a descoberto um dos maiores problemas do concelho, parece-nos que a elaboração deste documento é fundamental para debelar as lacunas identificadas e definir uma resposta concreta e eficaz, no tempo e na ação.
Ter uma ELH consistente, estruturada e bem fundamentada, com os necessários recursos técnicos e – sobretudo – financeiros alocados, colocará Odemira no caminho da sustentabilidade e da coesão social, permitindo, em simultâneo, ter um concelho ainda mais atrativo para quem nele quer fazer vida.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - segunda, 29/11/2021
Campanha de Natal
no comércio local
de Alcácer do Sal
Incentivar munícipes e visitantes a adquirirem os seus presentes no comércio local é o grande objetivo da campanha "Natal com tradição, Comércio com animação", que a Câmara de Alcácer do Sal promove até ao próximo dia 6 de janeiro.
07h00 - segunda, 29/11/2021
Obras de requalificação
em Vila Nova de Milfontes
A Câmara de Odemira inicia, já no próximo mês de dezembro, as obras de requalificação da Avenida Custódio Braz Pacheco, que irão decorrer no âmbito do projeto de requalificação e valorização da localidade e representam um investimento de quase 838 mil euros.
07h00 - segunda, 29/11/2021
Artes promovidas
nas escolas do
concelho de Odemira
O projeto "Miragem!" está de regresso às escolas do concelho de Odemira para aproximar os mais novos do "mundo" das artes performativas, levando aos espaços escolares intervenções de teatro, novo circo, dança, literatura, reflexão e música.
07h00 - sábado, 27/11/2021
Grupo "LuzAzul"
ao vivo em Odemira
O icónico forte de São Clemente, em Vila Nova de Milfontes, é uma das "fontes de inspiração" de "ÂMBRIA", trabalho de estreia dos "LuzAzul", atuam neste sábado, 27, pelas 21h30, no cineteatro Camacho Costa, em Odemira.
07h00 - sábado, 27/11/2021
Caminhada em
Santa Clara-a-Velha
A freguesia de Santa Clara-a-Velha, no interior de Odemira, recebe neste sábado, 27, a caminhada "De Santa Clara à Barragem", entre a aldeia de Santa Clara-a-Velha, o rio Mira e a barragem.

Data: 26/11/2021
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial