17h41 - quinta, 24/02/2022

A economia das artes


Carlos Pinto
A Câmara de Odemira vai colocar em marcha a elaboração do Plano Municipal de Cultura 2030, no âmbito do qual pretende colocar a cultura "no centro da inovação e da atratividade" do concelho.
Tal como lhe damos a conhecer na página 13 desta edição, trata-se de um trabalho a realizar ao longo deste ano, por forma a criar condições para ter "um concelho mais atrativo para a produção de conhecimento e de mais inovação, com âncora no seu património cultural e natural", numa parceria que juntará a autarquia a quatro instituições locais, nomeadamente a CACO – Associação de Artesãos do Concelho de Odemira, a Associação para o Desenvolvimento de Amoreiras-Gare (ADA), a Associação Cultural Cultivamos Cultura e o Grupo de Estudos do Território de Odemira (GESTO).
Em entrevista ao "SW" [ver páginas 8 e 9], o autarca Hélder Guerreiro reitera esse desafio, assumindo a ambição de serem criadas condições "para que um ecossistema cultural e criativo seja mais uma das atividades económicas no território" do concelho.
Uma ambição que, não sendo inovadora, pode ser bastante diferenciadora e trazer valor acrescentado para o município.
Nas grandes cidades de todo o mundo, são muitos os bairros onde este tipo de aposta já foi implementada com notório sucesso. Lisboa, Copenhaga (Dinamarca), Paris (França), Munique (Alemanha), Nova Iorque (EUA) ou São Paulo (Brasil) são bons exemplos disso mesmo. Há casos semelhantes em localidades mais pequenas, como Weimar (Alemanha), Bristol (Inglaterra) ou Faro, onde a produção cultural se assume como uma das principais molas da economia local.
Projetos desta natureza, além do incremento nas dinâmicas culturais locais, aumentam a capacidade de atrair visitantes e fixar população. Novos habitantes, por norma mais jovens que os já residentes, com cultura e formação, o que inevitavelmente terá reflexos nos quotidianos locais.
Numa altura em que combater a desertificação do interior tem de ser, cada vez mais, uma prioridade, a aposta nas artes em localidades fora dos grandes centros urbanos está longe de ser uma excentricidade, bem pelo contrário. Afinal de contas, potenciar a criação de um ambiente cultural e criativo numa aldeia pode ser bem mais realista que tentar deslocalizar para lá fábricas e empresas "convencionais". E também é economia!



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quarta, 24/04/2024
Festejar 50 anos de Abril
no Alentejo Litoral
O "SW" dá-lhe a conhecer as propostas para festejar os 50 anos do 25 de Abril nos con-celhos de Odemira, Sines, Santiago do Cacém, Grândola e Alcácer do Sal.
07h00 - quarta, 24/04/2024
Carlos Beato:
"O 25 de Abril
valeu a pena!"
Antigo presidente da Câmara de Grândola, Carlos Beato esteve ao lado de Salgueiro Maia na madrugada libertadora de 25 de Abril de 1974.
07h00 - quarta, 24/04/2024
Alunos de
Mação visitaram
concelho de Sines
Um grupo de alunos de Mação, no distrito de Santarém, visitou na passada semana o concelho de Sines, no âmbito da edição deste ano do programa "Partilha com Energia", da empresa EDP.
07h00 - terça, 23/04/2024
Concurso de BD em Odemira sobre
travessia aérea Portugal-Macau
A Câmara de Odemira tem a decorrer, até junho, um concurso de banda desenhada (BD) para assinalar o centenário da primeira travessia aérea entre Portugal e Macau, que partiu de Vila Nova de Milfontes em 1924.
07h00 - segunda, 22/04/2024
Moradores de Melides
exigem obras na
Estrada Nacional 261
Moradores da freguesia de Melides, concelho de Grândola, queixam-se da degradação da Estrada Nacional 261 (EN 261) e vão protestar, nesta segunda-feira, 22, para exigir obras nesta via de acesso ao vizinho concelho de Santiago do Cacém.

Data: 19/04/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial