Este site utiliza cookies para ajudar a disponibilizar os respectivos
serviços, para personalizar anúncios e analisar o tráfego.
As informações sobre a sua utilização deste site são partilhadas
com a Google. Ao utilizar este site, concorda com a utilização de cookies.
17h00 - quinta, 16/06/2022
Um projeto que é (muito, muito) urgente!
Carlos Pinto
Na sua mais recente passagem pela região do Alentejo, a ministra da Agricultura e da Alimentação anunciou que o Governo está a trabalhar na preparação de um concurso público para a requalificação e modernização do Aproveitamento Hidroagrícola do Mira, pretendendo avançar ainda neste ano com o mesmo [ver texto na página ao lado].
Segundo diz Maria do Céu Antunes, esta é uma empreitada ainda sem custo estimado que visa "melhorar o sistema que existe atualmente", que é "antigo" e "tem perdas" de água "que se situam entre os 30 e os 40%". Ou seja, é um "investimento que tem de ser feito para melhorar" a eficiência deste perímetro de rega, acrescenta.
Ora esta é, sem dúvida, uma boa notícia para toda a região do Alentejo Litoral, sobretudo para o concelho de Odemira (e para o município vizinho de Aljezur, já no Algarve). Isto porque, como se sabe, o Aproveitamento Hidroagrícola do Mira tem como origem a albufeira de Santa Clara, tendo sido inaugurado há mais de 50 anos.
Desde então muita coisa mudou, desde a tecnologia utilizada na agricultura de regadio à realidade da região e deste território em concreto, que enfrenta graves problemas relacionados com as alterações climáticas e ausência de precipitação. Exemplo disso mesmo é o facto de a barragem de Santa Clara contar agora com pouco mais de 188 milhões de metros cúbicos de água, isto é, apenas 39% da sua capacidade máxima de armazenamento.
O investimento agora anunciado pela ministra da Agricultura constitui-se assim como fundamental (e muito, muito urgente) para garantir o futuro e a sustentabilidade deste perímetro, permitindo que haja uma maior eficiência no fornecimento de água e, em simultâneo, evitando que se "perca" no mar uma grande parte do volume que é retirado da albufeira de Santa Clara através dos canais de irrigação.