16h09 - quinta, 30/06/2022

Passo em frente na formação


Carlos Pinto
A Câmara de Odemira e o Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) estão a trabalhar na possibilidade de virem a ser ministrados, neste concelho do Litoral Alentejano, Cursos Técnicos Superiores Profissionais (os chamados TeSP). Trata-se de uma oferta formativa que passa por promover a integração dos estudantes no mercado de trabalho e, ao mesmo tempo, assegurar que as entidades empregadoras encontram profissionais com o perfil desejado.
Antes disso, e tal como o "SW" lhe conta nesta edição [ver página 4], a autarquia e a instituição de ensino superior de Beja estão a promover um inquérito junto dos alunos finalistas da escolas secundárias e profissional do concelho, assim como dos ativos das empresas locais que já tenham completado o 12º ano, por forma a "validar as principais preferências nas áreas de formação".
Será a partir deste inquérito que, depois, o IPBeja irá disponibilizar cursos TeSP no concelho de Odemira, existindo ainda "a possibilidade de seguimento de estudos para licenciaturas e mestrados, também a lecionar" no município, num processo que pode permitir, em última instância, a abertura de um polo do IPBeja em Odemira.
Esta parceria constitui, sem dúvida, uma excelente notícia para toda a comunidade odemirense e um verdadeiro passo em frente na formação que é disponibilizada no concelho. Não só porque permite aos jovens de Odemira terem acesso a uma primeira fase de formação superior sem terem de sair da sua área de residência (com toda a poupança que isso representa para as respetivas famílias), mas também porque possibilita dar uma resposta mais efetiva, em termos da capacitação dos recursos humanos, que as empresas locais necessitam.

2. O futebol do concelho de Odemira está de parabéns! A época 2021-2022 acaba de chegar ao fim e o município vê o Renascente de São Teotónio continuar na 1ª divisão distrital de Beja na próxima temporada (além de ter estado na final da Taça do Distrito), onde vai voltar a ter a companhia de Odemirense e de Praia de Milfontes, que conseguiram a promoção depois de, no ano passado, terem descido "na secretaria". Todos estes resultados são fruto do empenho de atletas e técnicos, mas também da perseverança dos clubes e dos seus dirigentes, que bem merecem o reconhecimento de todos (e sobretudo das suas comunidades).



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - terça, 29/11/2022
Câmara de Alcácer
aprova orçamento
de 38,8ME para 2023
A Câmara de Alcácer do Sal aprovou um orçamento de 38,8 milhões de euros para 2023, mais 6,9 milhões de euros do que o deste ano e onde mantém a aposta na melhoria da qualidade de vida da população.
07h00 - terça, 29/11/2022
Ensino superior já é
realidade em Odemira
"Um passo muito sério para a vida" dos "alunos e para o concelho de Odemira" – é desta forma que o presidente da Câmara de Odemira, Hélder Guerreiro, classifica a chegada do ensino superior ao município do Litoral Alentejano.
07h00 - terça, 29/11/2022
GNR vai ter
novo quartel
em Grândola
A GNR de Grândola vai ter um novo quartel, depois da Câmara Municipal ter aprovado, na passada semana, um protocolo de colaboração com o Ministério da Administração Interna visando a construção do novo equipamento em terrenos municipais.
07h00 - segunda, 28/11/2022
Câmara de Odemira atribui
178 mil euros aos clubes desportivos
A Câmara de Odemira vai atribuir um total de 178.
07h00 - segunda, 28/11/2022
Águas de Santo
André distinguida
pela ERSAR
A empresa Águas de Santo André (AdSA) foi distinguida, na passada semana, pela Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR) com o "Selo de qualidade exemplar de água para consumo humano".

Data: 25/11/2022
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial