16h09 - quinta, 30/06/2022

Passo em frente na formação


Carlos Pinto
A Câmara de Odemira e o Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) estão a trabalhar na possibilidade de virem a ser ministrados, neste concelho do Litoral Alentejano, Cursos Técnicos Superiores Profissionais (os chamados TeSP). Trata-se de uma oferta formativa que passa por promover a integração dos estudantes no mercado de trabalho e, ao mesmo tempo, assegurar que as entidades empregadoras encontram profissionais com o perfil desejado.
Antes disso, e tal como o "SW" lhe conta nesta edição [ver página 4], a autarquia e a instituição de ensino superior de Beja estão a promover um inquérito junto dos alunos finalistas da escolas secundárias e profissional do concelho, assim como dos ativos das empresas locais que já tenham completado o 12º ano, por forma a "validar as principais preferências nas áreas de formação".
Será a partir deste inquérito que, depois, o IPBeja irá disponibilizar cursos TeSP no concelho de Odemira, existindo ainda "a possibilidade de seguimento de estudos para licenciaturas e mestrados, também a lecionar" no município, num processo que pode permitir, em última instância, a abertura de um polo do IPBeja em Odemira.
Esta parceria constitui, sem dúvida, uma excelente notícia para toda a comunidade odemirense e um verdadeiro passo em frente na formação que é disponibilizada no concelho. Não só porque permite aos jovens de Odemira terem acesso a uma primeira fase de formação superior sem terem de sair da sua área de residência (com toda a poupança que isso representa para as respetivas famílias), mas também porque possibilita dar uma resposta mais efetiva, em termos da capacitação dos recursos humanos, que as empresas locais necessitam.

2. O futebol do concelho de Odemira está de parabéns! A época 2021-2022 acaba de chegar ao fim e o município vê o Renascente de São Teotónio continuar na 1ª divisão distrital de Beja na próxima temporada (além de ter estado na final da Taça do Distrito), onde vai voltar a ter a companhia de Odemirense e de Praia de Milfontes, que conseguiram a promoção depois de, no ano passado, terem descido "na secretaria". Todos estes resultados são fruto do empenho de atletas e técnicos, mas também da perseverança dos clubes e dos seus dirigentes, que bem merecem o reconhecimento de todos (e sobretudo das suas comunidades).



COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - segunda, 04/03/2024
Câmara de Odemira
dinamiza Universidade Sénior
A Câmara de Odemira assumiu, no início deste ano de 2024, a dinamização da Universidade Sénior (USO), para "criar condições para que o envelhecimento ativo e saudável seja uma realidade acessível a todos".
07h00 - segunda, 04/03/2024
Prémio de Conto
de regresso em
Santiago do Cacém
A Câmara de Santiago do Cacém tem a decorrer, até 12 de abril, o prazo de candidaturas para a 15ª edição do Prémio de Conto Manuel da Fonseca, que presta homenagem ao escritor natural do concelho e à sua obra.
07h00 - domingo, 03/03/2024
Líder do PCP
faz campanha em
Alcácer do Sal
O secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, vai estar neste domingo, 3, em Alcácer do Sal, em ações de campanha para as eleições Legislativas de 10 de março.
07h00 - sábado, 02/03/2024
Grândola recebe
prova de duatlo
neste sábado
O calendário nacional de duatlo arranca neste sábado, 2 de março, em Grândola, com a realização do Duatlo de Grândola 2024, promovido pela Câmara Municipal e pelo clube Amiciclo, com o apoio técnico da Federação de Triatlo de Portugal.
07h00 - sexta, 01/03/2024
Brigada do Mar
recolhe lixo marinho
no Alentejo Litoral
A Brigada do Mar promoveu, entre os dias 15 e 18 de fevereiro, uma ação de descontaminação de lixo marinho nas praias entre Tróia e Sines, tendo inclusive recolhido recipientes de plásticos de combustível provenientes de atividades ilícitas, provavelmente do tráfico de droga.

Data: 23/02/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial