16h44 - quinta, 15/09/2022

Distinguir o mérito!


Carlos Pinto
A apologia da memória e o reconhecimento do mérito alheio é um exercício que todos devíamos fazer, mas nem sempre isso sucede por razões várias. Aliás, é bastante comum deixarmos passar a oportunidade de prestar homenagem no momento certo àqueles que deram o seu melhor em prol de uma causa ou, simplesmente, de agradecer publicamente o trabalho que certas pessoas empreenderam num determinado período ou ao longo de uma vida em nome do bem comum ou da(s) comunidade(s). Os exemplos em que tal sucedeu são mais que muitos um pouco por todo o país…
Não foi o caso, felizmente, de Odemira, que no passado dia 8 de setembro, por ocasião das comemorações do Dia do Município, viu a Câmara e a Assembleia Municipal distinguir três personalidades que, por razões distintas, deram (e continuam a dar) um contributo precioso para a afirmação e para o prestígio do concelho: José Alberto Guerreiro, António Martins Quaresma e Mariana Martins.
José Alberto Guerreiro liderou durante uma dúzia de anos os destinos do município (depois de outros tantos anos como vereador), ficando indissociavelmente ligado ao projeto transformador que foi o Polis Litoral Sudoeste e à afirmação de Odemira como destino turístico de excelência.
Já António Martins Quaresma é, porventura, o maior conhecedor da história social, económica e patrimonial do concelho, desenvolvendo há anos um trabalho "hercúleo" de investigação e redação que, seguramente, é fundamental para o futuro da região.
Por fim, mas não menos importante, surge Mariana Martins, que além de ter sido a primeira mulher em todo o mundo a licenciar-se em guitarra portuguesa (um meio, sabe-se, quase exclusivo dos homens), é igualmente um exemplo de como se pode fazer a diferença mesmo vivendo fora dos grandes centros urbanos.
As homenagens municipais de que os três foram alvo são, por tudo isto e muito mais, um gesto da mais inteira justiça e amplamente merecido por parte de todos. Parabéns!



COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sexta, 07/10/2022
Odemira lança projeto
"O Museu Somos Todos"
Valorizar o território do concelho como "lugar de eleição" para o desenvolvimento de atividades profissionalizadas no sector cultural e criativo é uma das grandes metas do novo projeto cultural "O Museu Somos Todos", lançado pela Câmara de Odemira no âmbito do Plano Municipal de Cultura "Odemira 2030".
07h00 - sexta, 07/10/2022
"Renascente quer
chegar aos primeiros
seis classificados"
Depois de ter garantido a manutenção e chegado à final da Taça do Distrito de Beja em 2021-2022, técnico do Renascente de São Teotónio entra na nova temporada com a ambição de ficar na primeira metade da tabela classificativa.
15h13 - quinta, 06/10/2022
Detido em
Odemira por tráfico
de estupefacientes
A GNR deteve, na segunda-feira, 3, um homem com 38 anos, pela prática do crime de tráfico de estupefacientes no concelho de Odemira.
07h00 - terça, 04/10/2022
AHSA promove
conferência
em Odemira
Como dar resposta "aos novos e cada vez mais exigentes e complexos" desafios da agricultura e do setor agroalimenta é o mote da "Stargate Conference", que a Associação dos Horticultores, Fruticultores e Floricultores dos Concelhos de Odemira e Aljezur (AHSA) promove nesta terça-feira, 4, em Odemira.
07h00 - terça, 04/10/2022
BD em Odemira
conta histórias "à
sombra do montado"
As bandas desenhadas do projeto "Histórias à Sombra do Montado", que alerta para o declínio deste ecossistema, já começaram a ser distribuídas, de forma gratuita, pelo concelho de Odemira.

Data: 29/09/2022
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial