15h31 - quinta, 29/09/2022

Desporto como "arma" para a revolução


Carlos Pinto
Esta semana, antes de um jogo particular contra o Senegal, os jogadores da seleção nacional de futebol do Irão manifestaram-se contra a repressão das mulheres no seu país, especialmente após a morte de Mahsa Amini, uma mulher de 22 anos que morreu num hospital após ser detida pela chamada "polícia moral", por ter quebrado o código de vestuário islâmico.
(Mais) um caso de ortodoxia e radicalismo que levou os jogadores a usarem casacos negros na entrada em campo e no habitual momento da escuta dos hinos nacionais, alegadamente para cobrirem os símbolos do Irão. O atleta Zobeir Niknafs, do Esteghlal, de Teerão, foi ainda mais além e rapou mesmo o cabelo em solidariedade com os protestos e com as mulheres que, elas próprias, estavam a rapar o cabelo.
Naquele momento, o jogo deixou de ser um jogo e esta atitude dos jogadores iranianos está a ser vista como um gesto contra a violência de género… e não só! Trata-se sim de um gesto enorme e muito mais que simbólico, pois estamos a falar do Irão. Um gesto que demonstra como o desporto pode ser também uma "arma" poderosa para a revolução de mentalidades e costumes que ainda é necessária fazer em alguns pontos do mundo.
Tem sido assim ao longo dos tempos e continua a sê-lo. Porque os desportistas, mais que atletas de excelência, são referências sociais capazes de mover "mundos" e mudar o que falta alterar, do racismo à misoginia. Os exemplos ao longo da história são mais que muitos, de Mohammed Ali e Jessie Owens a Magic Jonhson ou Diego Armando Maradona.
A seleção do Irão deu assim o seu contributo para um futuro diferente no seu país. Resta esperar para ver se a revolução está a chegar…



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - segunda, 27/03/2023
Jornadas Escolares 2023
arrancam em Milfontes
Ambiente, cidadania, cultura, deporto, saúde e território são os temas das Jornadas Escolares, que a Câmara de Odemira promove a partir desta segunda-feira, 27, em Vila Nova de Milfontes, juntando "cerca de 1.
07h00 - segunda, 27/03/2023
Fábrica de baterias
de lítio em Sines
em licenciamento
A fabricante China Aviation Lithium Battery Tecnology (CALB) já deu início ao processo de licenciamento ambiental do projeto de construção da Unidade de Baterias de Lítio, em Sines, para veículos elétricos.
07h00 - segunda, 27/03/2023
Câmara de Odemira alvo de ataque informático
A Câmara de Odemira foi alvo de um ataque informático no sábado, 25, o que "comprometerá nos próximos dias o normal funcionamento dos serviços municipais".
20h01 - domingo, 26/03/2023
Odemirense
vence dérbi com
Praia de Milfontes
A equipa do Odemirense venceu neste domingo, 26, o dérbi diante do Praia de Milfontes, a contar para a segunda jornada da fase de manutenção do campeonato distrital da 1ª divisão de Beja.
16h51 - sexta, 24/03/2023
Cinco detidos em Odemira em operação de prevenção criminal
A GNR deteve nesta quinta-feira, 23, cinco pessoas, com idades compreendidas entre os 30 e os 63 anos, no concelho de Odemira, na sequência de uma operação especial de prevenção criminal.

Data: 24/03/2023
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial