16h07 - quinta, 27/10/2022

Futuro está na Educação


Carlos Pinto
Em julho deste ano, em plena FACECO, a Câmara de Odemira e o Instituto Politécnico de Beja assinaram um protocolo que permitiu, já neste ano letivo, lançar a realização de dois cursos técnicos superiores profissionais (CTeSP) no município – um de Lazer, Desporto e Bem-estar e outro de Gestão de Organizações Sociais –, valorizando o território e permitindo que os alunos deste município possam prosseguir os seus estudos no ensino superior sem terem de sair de casa.
Mais recentemente, e tal como o "SW" lhe conta nesta edição, é o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) que vai avançar com um investimento de 1,5 milhões de euros em Sines, onde irá construir uma nova residência para estudantes, com uma capacidade de 47 camas.
Segundo adiantam os responsáveis pela Instituto, o projeto deverá estar concluído em dezembro de 2023, abrindo portas para a criação de um novo campus (que incluirá uma escola superior) do IPS na cidade do Alentejo Litoral.
Estes dois projetos por parte de dois institutos politécnicos com forte ligação à região são, indiscutivelmente, uma excelente oportunidade para a capacitação das gerações mais jovens deste território, valorizando os recursos locais e permitindo a criação de mão de obra especializada e "massa crítica" para o Alentejo Litoral.
Mais do que nunca, a resposta aos desafios do futuro está na aposta presente no educação, na formação e na qualificação. Só assim se conseguirá tirar partido dos avultados investimentos em curso e previstos para a região, capitalizando mais-valias e o desenvolvimento económico e social.

2. Depois da tragédia de há um ano, o Clube Fluvial Odemirense colocou "mãos à obra" e inaugurou, no passado dia 23 de outubro, o seu centro náutico. Nunca a expressão "renascer das cinzas" fez tanto sentido como neste caso, sendo de aplaudir a dedicação e perseverança dos responsáveis deste emblema, assim como elogiar todos aqueles – de instituições públicas e entidades privadas ou à população em geral – que se juntaram para ajudar a reerguer o que um ato tresloucado e criminoso destruiu.



COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - segunda, 30/01/2023
Homem detido
em São Teotónio com
64 doses de heroína
A GNR deteve, na quinta-feira, 26, um homem de 29 anos por suspeitas da prática do crime de tráfico de estupefacientes na localidade de São Teotónio, no concelho de Odemira.
18h04 - sexta, 27/01/2023
Dois detidos em Grândola
após perseguição na A2
A GNR apreendeu cerca de 33 quilos de haxixe e deteve dois homens em Grândola, na quinta-feira, 26, à noite, após uma perseguição a uma viatura que circulava na Autoestrada do Sul (A2).
07h00 - sexta, 27/01/2023
Odemira recebe
mais de 40 eventos
desportivos em 2023
São mais de 40 os eventos desportivos, em várias modalidades, que o concelho de Odemira vai receber ao longo deste ano de 2023, promovidos pela Câmara Municipal ou em parceria com clubes e entidades regionais, a par das competições regulares das modalidades federadas.
07h00 - sexta, 27/01/2023
Técnicos de turismo
do Alentejo e Ribatejo
reúnem em Odemira
Dar a conhecer o território de Odemira, assim como "promover o contacto e partilha de experiências e boas práticas", é o objetivo do Encontro Anual de Técnicos de Turismo do Alentejo e Ribatejo, que se realiza a partir desta sexta-feira, 27, em Odemira.
07h00 - sexta, 27/01/2023
Autarca de Odemira pede "reforço" dos serviços públicos no concelho
O presidente da Câmara de Odemira, Hélder Guerreiro, espera que o Governo possa avançar com um reforço de pessoal nos serviços públicos existentes no concelho, onde diz faltarem "cerca de 38" funcionários em várias áreas de atuação, das Finanças aos Registos e Notariado.

Data: 27/01/2023
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial