10h33 - quinta, 10/11/2022

O inverno está a chegar...


Carlos Pinto
Na afamada série televisiva "Guerra dos Tronos", o mote que acompanhou todas as temporadas era "The winter is coming" ("O inverno está a chegar"). A frase aludia ao tempo de trevas e tormentas que se aproximava do reino de Westeros, prenunciando um futuro negro e sem esperança apesar dos dragões e outros cavaleiros.
Neste momento, um pouco por toda a Europa, a mesma frase é repetida vezes e vezes sem conta por cidadãos, empresas e governos… Não por a ficção se ter tornado realidade e haver uma ameaça sobrenatural no horizonte, mas sim porque o risco de uma grave crise social, económica e política no "Velho Continente" parece ser cada vez mais uma inevitabilidade.
Desde fevereiro, com o espoletar da guerra causada pela invasão russa da Ucrânia, que a situação se tem agravado. À crise humanitária decorrente da "onda" de refugiados juntou-se o aumento bruto no preço das matérias-primas, a estagnação da economia (sobretudo na Alemanha) ou o crescimento das taxas de juro, que teve impactos quase imediatos no nosso dia-a-dia.
A tudo isto há ainda a acrescentar o facto de os custos com a energia terem disparado como há muito não se via, o que é ainda mais preocupante tendo em conta a proximidade daquele que promete ser o inverno mais frios dos últimos tempos.
Os tempos são, portanto, de elevado risco e muita incerteza. Cabe à União Europeia encontrar um caminho que nos transporte a todos para fora deste cenário. Atuando com assertividade e de forma imediata, não deixando ninguém para trás. Caso contrário, o inverno que está para chegar pode ser desolador…

2. Além dos custos com a energia, também a inflação aumentou a níveis impensáveis em toda a Europa, sobretudo depois da crise causada pela Covid-19. A resposta das entidades com responsabilidades nesta matéria, nomeadamente o Banco Central Europeu (BCE), foi a "clássica" (e mais fácil), ou seja, aumentar as taxas dos juros bancários para travar o consumo e, consequentemente, abrandar o ritmo da inflação. Contudo, as últimas semanas deixam antever que se pode estar "a matar o doente com a cura". Esperemos bem que haja bom senso no BCE nos próximos passos a dar. Caso contrário, a inflação poderá ser o menor dos nossos problemas.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - segunda, 27/03/2023
Jornadas Escolares 2023
arrancam em Milfontes
Ambiente, cidadania, cultura, deporto, saúde e território são os temas das Jornadas Escolares, que a Câmara de Odemira promove a partir desta segunda-feira, 27, em Vila Nova de Milfontes, juntando "cerca de 1.
07h00 - segunda, 27/03/2023
Fábrica de baterias
de lítio em Sines
em licenciamento
A fabricante China Aviation Lithium Battery Tecnology (CALB) já deu início ao processo de licenciamento ambiental do projeto de construção da Unidade de Baterias de Lítio, em Sines, para veículos elétricos.
07h00 - segunda, 27/03/2023
Câmara de Odemira alvo de ataque informático
A Câmara de Odemira foi alvo de um ataque informático no sábado, 25, o que "comprometerá nos próximos dias o normal funcionamento dos serviços municipais".
20h01 - domingo, 26/03/2023
Odemirense
vence dérbi com
Praia de Milfontes
A equipa do Odemirense venceu neste domingo, 26, o dérbi diante do Praia de Milfontes, a contar para a segunda jornada da fase de manutenção do campeonato distrital da 1ª divisão de Beja.
16h51 - sexta, 24/03/2023
Cinco detidos em Odemira em operação de prevenção criminal
A GNR deteve nesta quinta-feira, 23, cinco pessoas, com idades compreendidas entre os 30 e os 63 anos, no concelho de Odemira, na sequência de uma operação especial de prevenção criminal.

Data: 24/03/2023
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial