16h03 - quinta, 22/12/2022

Que novo ano está a chegar?


Carlos Pinto
Faltam 10 dias para entrarmos no ano novo. Para trás vão ficar estes 12 meses de 2022. Duros, complexos, por vezes sufocantes, na maior das vezes exigentes. Um ano que começou com eleições Legislativas em Portugal, continuou com o "fim" da pandemia de Covid-19 e o início de uma guerra na Europa, e prosseguiu com a escalada assustadora dos preços das matérias-primas, desde a alimentação à energia. Depois veio uma seca (quase) extrema, a inflação e a subida das taxas de juro, e, por fim, o aumento da contestação social em várias classes profissionais.
Se depois de dois anos (2020 e 2021) marcados pela pandemia tínhamos a expetativa, em 2022, de voltar à dita "normalidade", sem grandes problemas sociais e uma retoma da economia entretanto "adormecida", enganámo-nos profundamente. O ano que agora está quase a terminar não foi nada disso e são muitas as incertezas relativamente ao que está para vir.
Por cá, ainda não se sabe que impacto vai ter a crise causada pelo aumento brutal das taxas de juro (sobretudo no crédito à habitação, sendo provável que muitos sofram às mãos da "cura" preconizada para a "doença" da inflação). Para lá da fronteira, não há sinais da guerra na Ucrânia conhecer termo, a economia alemã (o "motor" da Europa) continua sem acelerar e há muitas "nuvens negras" sobre o Parlamento Europeu, causadas por um "tempestade" chamada corrupção…
Resumindo, o ano de 2023 promete ser ainda mais duro, complexo, sufocante e exigente que este de que agora nos despedimos. Um ano em que será necessário sacrifícios de todos, ao mesmo tempo que se espera uma atuação concertada, ponderada e assertiva por parte daqueles que têm respeito nessa matéria.
Entretanto, o "SW" cá estará para dar conta do que for sucedendo no ano que está para vir. Até lá, votos de Boas Festas a todos!



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

16h51 - sexta, 24/03/2023
Cinco detidos em Odemira em operação de prevenção criminal
A GNR deteve nesta quinta-feira, 23, cinco pessoas, com idades compreendidas entre os 30 e os 63 anos, no concelho de Odemira, na sequência de uma operação especial de prevenção criminal.
07h00 - sexta, 24/03/2023
Porto Covo
vai ter nova
Extensão de Saúde
A localidade de Porto Covo, no concelho de Sines, vai ter uma nova Extensão de Saúde, que ficará junto ao edifício do Centro de Dia, numa parceria entre a Câmara Municipal e a Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA).
07h00 - sexta, 24/03/2023
Uma semana para "pensar"
o Sudoeste Alentejano
Pensar, visitar e descobrir o Sudoeste Alentejano e a Costa Vicentina é o que propõe a Associação Rota Vicentina, através da iniciativa "Semana ID", que vai decorrer entre o próximo domingo, 26, e o dia 1 de abril nos concelhos de Odemira, Sines, Santiago do Cacém, Aljezur, Vila do Bispo e Lagos.
07h00 - sexta, 24/03/2023
Medronho e mel
"à mesa" no
concelho de Odemira
Cabrito no forno com mel, entrecosto no forno com alecrim e mel, bolo de medronho e mel ou pudim de mel são alguns dos "pitéus" que vai ser possível encontrar nas ementas dos restaurantes e pastelarias do concelho de Odemira que aderiram à Semana Gastronómica "Medronho & Mel SW", que arranca neste sábado, 25.
07h00 - quinta, 23/03/2023
Novos campos
de basquetebol
em Santo André
O Bairro Azul, em Vila Nova de Santo André (Santiago do Cacém), conta desde sábado, 18, com novos campos de basquetebol "3x3 Basketart", "embelezados" com o trabalho artístico da No Art Limit.

Data: 24/03/2023
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial