16h03 - quinta, 22/12/2022

Que novo ano está a chegar?


Carlos Pinto
Faltam 10 dias para entrarmos no ano novo. Para trás vão ficar estes 12 meses de 2022. Duros, complexos, por vezes sufocantes, na maior das vezes exigentes. Um ano que começou com eleições Legislativas em Portugal, continuou com o "fim" da pandemia de Covid-19 e o início de uma guerra na Europa, e prosseguiu com a escalada assustadora dos preços das matérias-primas, desde a alimentação à energia. Depois veio uma seca (quase) extrema, a inflação e a subida das taxas de juro, e, por fim, o aumento da contestação social em várias classes profissionais.
Se depois de dois anos (2020 e 2021) marcados pela pandemia tínhamos a expetativa, em 2022, de voltar à dita "normalidade", sem grandes problemas sociais e uma retoma da economia entretanto "adormecida", enganámo-nos profundamente. O ano que agora está quase a terminar não foi nada disso e são muitas as incertezas relativamente ao que está para vir.
Por cá, ainda não se sabe que impacto vai ter a crise causada pelo aumento brutal das taxas de juro (sobretudo no crédito à habitação, sendo provável que muitos sofram às mãos da "cura" preconizada para a "doença" da inflação). Para lá da fronteira, não há sinais da guerra na Ucrânia conhecer termo, a economia alemã (o "motor" da Europa) continua sem acelerar e há muitas "nuvens negras" sobre o Parlamento Europeu, causadas por um "tempestade" chamada corrupção…
Resumindo, o ano de 2023 promete ser ainda mais duro, complexo, sufocante e exigente que este de que agora nos despedimos. Um ano em que será necessário sacrifícios de todos, ao mesmo tempo que se espera uma atuação concertada, ponderada e assertiva por parte daqueles que têm respeito nessa matéria.
Entretanto, o "SW" cá estará para dar conta do que for sucedendo no ano que está para vir. Até lá, votos de Boas Festas a todos!



COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - segunda, 04/03/2024
Câmara de Odemira
dinamiza Universidade Sénior
A Câmara de Odemira assumiu, no início deste ano de 2024, a dinamização da Universidade Sénior (USO), para "criar condições para que o envelhecimento ativo e saudável seja uma realidade acessível a todos".
07h00 - segunda, 04/03/2024
Prémio de Conto
de regresso em
Santiago do Cacém
A Câmara de Santiago do Cacém tem a decorrer, até 12 de abril, o prazo de candidaturas para a 15ª edição do Prémio de Conto Manuel da Fonseca, que presta homenagem ao escritor natural do concelho e à sua obra.
07h00 - domingo, 03/03/2024
Líder do PCP
faz campanha em
Alcácer do Sal
O secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, vai estar neste domingo, 3, em Alcácer do Sal, em ações de campanha para as eleições Legislativas de 10 de março.
07h00 - sábado, 02/03/2024
Grândola recebe
prova de duatlo
neste sábado
O calendário nacional de duatlo arranca neste sábado, 2 de março, em Grândola, com a realização do Duatlo de Grândola 2024, promovido pela Câmara Municipal e pelo clube Amiciclo, com o apoio técnico da Federação de Triatlo de Portugal.
07h00 - sexta, 01/03/2024
Brigada do Mar
recolhe lixo marinho
no Alentejo Litoral
A Brigada do Mar promoveu, entre os dias 15 e 18 de fevereiro, uma ação de descontaminação de lixo marinho nas praias entre Tróia e Sines, tendo inclusive recolhido recipientes de plásticos de combustível provenientes de atividades ilícitas, provavelmente do tráfico de droga.

Data: 23/02/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial