17h00 - quinta, 18/05/2023

Economia dá sinais positivos


Carlos Pinto
Enquanto vamos passando os dias ao sabor de pequenas polémicas e outras questiúnculas "menores", seja à espera que a comissão de inquérito da TAP chegue ao fim, saber qual o próximo sabor de gelado escolhido pelo Presidente ou que clube vai ser o novo campeão nacional de futebol, há todo um país que vai dando sinais de recuperação e vitalidade.
Talvez por isso, e sem que muitos tenham dado por tal, ficámos a saber, no final do passado mês de abril, que o Produto Interno Bruto (PIB) português avançou 2,5% em termos homólogos nos primeiros três meses deste ano, sendo o terceiro melhor registo entre os países da União Europeia (UE). Melhor: o crescimento em cadeia, ou seja, em comparação com os três meses anteriores, foi de 1,6%, o mais alto da UE.
Já em maio, o famigerado (e de má memória) Fundo Monetário Internacional (FMI) veio a público rever a sua projeção para o crescimento da economia portuguesa em 2023, passando de 1% para 2,6%, um valor muito acima dos 1,8% projetados pelo Governo e pelo Banco de Portugal.
Quer tudo isto dizer que, afinal de contas, há um país que está a conseguir superar as dificuldades dos últimos meses, desde a retoma pós-pandemia aos efeitos nefastos da invasão russa à Ucrânia. É certo que as dificuldades das famílias no dia-a-dia ainda são muitas, mas todos estes dados são um sinal positivo da economia, que demonstra desta forma que existem condições para "dar a volta" à crise, que é o que realmente interessa aos portugueses.
Muito mais que saber quem chamou o SIS, se as relações entre Belém e São Bento estão de "cortar à faca" ou se a festa do título será no Marquês ou nos Aliados.

2. A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, decretou, por fim, o estado de seca severa e extrema em grande parte dos territórios a sul do país, Alentejo Litoral incluído. Diz o ditado que "mais vale tarde que nunca", mas esperemos que neste caso – e sabendo nós do quão exigente e burocrático é operacionalizar medidas desta natureza – não se tenha perdido tempo a mais…



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quinta, 01/06/2023
Governante da
Bélgica visitou
Porto de Sines
O vice-primeiro-ministro e ministro da Economia e do Trabalho da Bélgica, Pierre-Yves Dermagne, visitou esta semana o complexo portuário, logístico e industrial de Sines, na companhia do ministro da Economia e do Mar português, António Costa Silva.
07h00 - quinta, 01/06/2023
Música às
quintas na
vila de Odemira
Do jazz ao fado, passando pela eletrónica ou pelo rock, as noites de quinta-feira vão ser de música na vila de Odemira entre junho e setembro.
07h00 - quinta, 01/06/2023
Zona ribeirinha de Odemira recebe
Festa do Livro e da Leitura
Promover o livro, a leitura, os autores locais e a literatura em geral são alguma das metas da Entre Margens – Festa do Livro e da Leitura, que a Biblioteca Municipal de Odemira promove a partir desta quinta-feira, 1, na zona ribeirinha da vila.
07h00 - quinta, 01/06/2023
Santiagro espera mais de 45 mil visitantes
Os setores da economia ligados à agricultura, floresta, cavalo e turismo voltam a estar em destaque na 35ª edição da Santiagro – Feira Agropecuária e do Cavalo, que se "abre portas" nesta quinta-feira, 1, em Santiago do Cacém.
07h00 - quarta, 31/05/2023
CIMAL reuniu
com deputados do
Partido Socialista
O presidente da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL), o autarca Vítor Proença, reuniu no início da semana com uma delegação de deputados do PS eleitos por Setúbal, com as questões da mobilidade e acessibilidades em destaque.

Data: 19/05/2023
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial