10h53 - quinta, 15/06/2023

Esperança na juventude!


Carlos Pinto
Dizer que o futuro está nos mais jovens é uma verdade lapalissiana, pois sendo mais novos é natural que sejam eles a dar continuidade às nossos sociedades. Já não tão óbvia é aquela visão de alguns (muitos) adultos de agora, que olham para as gerações mais jovens com sobranceria e altivez, incapazes de perceber as suas aspirações , anseios e preocupações.
Para estes, os homens e mulheres de amanhã serão sempre incapazes de igualar os feitos dos adultos de hoje, estando destinados a um futuro de fracasso(s). Que será deles sem nós, pensam alguns. Nada mais errado!
Os jovens de hoje estão muito mais preparados para enfrentar o "mundo real" do que os seus pais estavam quando tinham a mesma idade. Porque os jovens de hoje têm mais cultura, mais informação, uma visão completamente distinta do mundo e daquilo que os rodeia. E como em todas as gerações, há causas que os guiam e pelas quais se batem com "unhas e dentes".
Ora esta é uma evidência que não pode ser subvalorizada apenas porque os seus gostos são diferentes dos dos seus progenitores, porque a música que ouvem não tem nada que ver com a de outrora ou porque há aspetos da vida em sociedade, como a sustentabilidade ambiental ou o bem estar animal, que valorizam mais que o conforto e as "marcas".
Por tudo isto, é preciso envolver cada vez mais os jovens naquilo que são as dinâmicas comunitárias locais. Seja em associações recreativas ou culturais, nos clubes desportivos, nas empresas e até na política. Os jovens podem (e devem) ter uma palavra a dizer sobre o(s) território(s) que queremos construir e sobre os caminhos a percorrer até lá, pois são eles que vão usufruir dos mesmos. Caso contrário, teremos terras cada vez mais despidas… de gente e de vida.

2. Parabéns aos 11 alunos do Agrupamento de Escolas de Odemira, que no Concurso Nacional de Jovens Cientistas demonstraram (mais uma vez) que estudar no interior, fora dos grandes centros urbanos, não é sinónimo de falta de capacidade para criar e inovar. Um trabalho meritório destes jovens e da professora Paula Canha que merece (e deve) ser sempre reconhecido e enaltecido.



COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - domingo, 24/09/2023
Prova de BTT
em Vale Bejinha
neste domingo
A aldeia de Vale Bejinha, na freguesia de São Luís (Odemira), receber neste domingo, 24, a 11ª edição da prova de BTT "Desenferruja Canelas", que contará com percursos de 25, 45 e 75 quilómetros.
07h00 - domingo, 24/09/2023
Caminhadas com
Arte" no concelho
de Odemira
A cooperativa Lavrar o Mar promove, a partir deste domingo, 24, o projeto "As Artes no Alto da Serra e na Costa Vicentina", que cruza artes performativas e cultura local nos concelhos de Odemira, Aljezur e Monchique.
07h00 - sábado, 23/09/2023
Roteiro "Sonoridades
& Sabores" no
concelho de Odemira
O concelho de Odemira recebe, a partir de sábado, 23, um roteiro pela tradição musical e gastronómica com petiscos e pratos tradicionais acompanhados pelo cante ao baldão, viola campaniça, acordeonistas e música tradicional.
07h00 - sexta, 22/09/2023
Jorge Palma
ao vivo em
São Teotónio
O cantor Jorge Palma vai atuar neste sábado, 23, a partir das 22h00, em São Teotónio, num concerto onde não vão faltar clássicos intemporais, assim como os novos temas do recém-editado "Vida".
07h00 - sexta, 22/09/2023
Festival "Terras
Sem Sombra" em
Santiago do Cacém
O pianista belga Olivier de Spiegeleir atua neste sábado, 23, na Igreja Paroquial de Santa Maria, em Vila Nova de Santo André, no concelho de Santiago do Cacém, no âmbito do festival "Terras Sem Sombra".

Data: 15/09/2023
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial