10h25 - quinta, 13/07/2023

FACECO, uma feira marcante


Carlos Pinto
Está à porta mais uma edição da FACECO – Feira das Atividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira, certame que a Câmara Municipal organiza anualmente na vila de São Teotónio.
O evento é a grande "montra" de tudo aquilo que de bom se faz no maior concelho de Portugal e a sua importância para a economia local vai muito além do que à primeira vista se pode pensar de uma feira desta natureza.
É certo que as mostras de artesanato, os concursos de gado, as exposições de produtos endógenos, os stands das associações locais ou as manifestações culturais – desde o cante alentejano à música mais moderna – são uma faceta bastante importante da FACECO.
Mas se a feira já vale por tudo isto, é inegável que ao longo dos seus quase 31 anos o evento tem sabido também amadurecer e ser, cada vez mais, o espelho do dinamismo económico e social local, tornando-se num espaço de debate e diálogo onde se "parte muita pedra" em busca das melhores (e mais sustentáveis) soluções para o território.
É precisamente este o caminho que a FACECO deve continuar a trilhar. Ou seja, manter intactos os princípios que nortearam a sua criação no já longínquo ano de 1989 e, em simultâneo, ter a capacidade de perceber as exigências do futuro e assumir novos desafios.FACECO tem sabido amadurecer e ser, cada vez mais, o espelho do dinamismo económico e social
local do concelho.
Se assim for, a FACECO será cada vez mais a "bandeira" de um concelho (e até de uma região) que tem enormes potencialidades em áreas como a agroindústria ou o turismo.
"Eterno" Presidente Fernando Cabecinha acaba de ser eleito para mais um mandato à frente dos destinos do Praia de Milfontes, mas em entrevista ao "SW" [ver página 11] afiança que serão os últimos dois anos na
presidência do clube. "Estou a preparar a minha saída no próximo mandato… Em 2025 já não tenciono recandidatar-me", diz.
A dedicação que Fernando Cabecinha tem votado ao clube da sua terra é de aplaudir e destacar. Mas também nos deve levar a uma reflexão profundo sobre aquilo que é a realidade do nosso associativismo, onde são cada vez mais os dirigentes com 10, 20 ou mais anos de funções. Que se passa com a nossa sociedade e com as nossas comunidades, onde são cada vez menos aqueles que se disponibilizam para o bem comum?



COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - domingo, 24/09/2023
Prova de BTT
em Vale Bejinha
neste domingo
A aldeia de Vale Bejinha, na freguesia de São Luís (Odemira), receber neste domingo, 24, a 11ª edição da prova de BTT "Desenferruja Canelas", que contará com percursos de 25, 45 e 75 quilómetros.
07h00 - domingo, 24/09/2023
Caminhadas com
Arte" no concelho
de Odemira
A cooperativa Lavrar o Mar promove, a partir deste domingo, 24, o projeto "As Artes no Alto da Serra e na Costa Vicentina", que cruza artes performativas e cultura local nos concelhos de Odemira, Aljezur e Monchique.
07h00 - sábado, 23/09/2023
Roteiro "Sonoridades
& Sabores" no
concelho de Odemira
O concelho de Odemira recebe, a partir de sábado, 23, um roteiro pela tradição musical e gastronómica com petiscos e pratos tradicionais acompanhados pelo cante ao baldão, viola campaniça, acordeonistas e música tradicional.
07h00 - sexta, 22/09/2023
Jorge Palma
ao vivo em
São Teotónio
O cantor Jorge Palma vai atuar neste sábado, 23, a partir das 22h00, em São Teotónio, num concerto onde não vão faltar clássicos intemporais, assim como os novos temas do recém-editado "Vida".
07h00 - sexta, 22/09/2023
Festival "Terras
Sem Sombra" em
Santiago do Cacém
O pianista belga Olivier de Spiegeleir atua neste sábado, 23, na Igreja Paroquial de Santa Maria, em Vila Nova de Santo André, no concelho de Santiago do Cacém, no âmbito do festival "Terras Sem Sombra".

Data: 15/09/2023
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial