15h30 - quinta, 14/09/2023

Um elogio à simplicidade


Carlos Pinto
A Câmara e a Assembleia Municipal de Odemira aproveitaram o Dia do Município, assinalado a 8 de setembro, para prestar homenagem a duas figuras da cultura popular do concelho: a artistas plástica (e poetisa) Liberdade Sobral – já falecida – e o poeta popular Florêncio Maria [ver reportagem na página 4 desta edição].
Duas escolhas justificadas, segundo as propostas aprovadas por unanimidade pelos eleitos da Câmara e da Assembleia Municipal odemirense, por serem ambos "exemplo de grande mérito e altruísmo", além da "dedicação à sua arte e à sua partilha com os outros".
Ao contrário do que muitas vezes sucede nestas ocasiões, a escolha de duas personalidades "do povo", em detrimento de outros responsáveis associativos, políticos e/ou empresariais, é um sinal claro e evidente de valorização daquilo que é mais importante em cada comunidade: os seus costumes, as suas tradições e a sua identidade.
As homenagens a Liberdade Sobral e a Florêncio Maria são, por isso, um verdadeiro elogio à simplicidade. Porque a verdadeira essência das coisas não necessita de artifícios ou de artificialismos. É isso que as torna tão belas e essenciais às nossas vidas.
Além do mais, só enaltecendo a memória do passado no presente podemos construir os alicerces do futuro que almejamos. E nesse aspeto, Odemira está de parabéns!

2. Tal como anunciado, a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, esteve na passada terça-feira, 12, em Odemira, para fazer um balanço dos prejuízos causados pelo incêndio de agosto [ver texto ao lado]. Consigo trouxe mais três secretários de Estado e, desde logo, colocou sobre a mesa uma série de possíveis medidas de apoio a implementar no terreno no curto e no médio-prazo.
Num tempo em que é cada vez mais recorrente criticarmos o imobilismo do Estado e dos nossos governantes, a postura e a ação da ministra Ana Abrunhosa é de saudar. Veio ao terreno no prazo previsto e, com simplicidade e vontade de ouvir, não deixou de trazer consigo propostas concretas e a garantia que, dentro de um mês, tudo deverá estar operacionalizado para chegar o mais rapidamente às pessoas.
É assim que se serve o Estado e a causa pública!



COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quarta, 19/06/2024
Dia do Porto de
Sines com atividades
para a comunidade
O Porto de Sines vai estar de portas abertas nesta quarta-feira, 19, com um programa que inclui passeios marítimos, visita ao Laboratório de Ciências do Mar, batismos de stand up paddle, mergulho e street basket.
07h00 - quarta, 19/06/2024
Operação de
esterilização de gatos
errantes em Grândola
A equipa do Gabinete de Veterinária da Câmara de Grândola capturou, esterilizou e libertou 159 gatos errantes no concelho, na semana passada, tendo ainda recolhido 32 gatinhos que estão disponíveis para adoção.
07h00 - quarta, 19/06/2024
IPBeja com candidaturas abertas
para três CTeSP em Odemira
O Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) tem aberta, até 19 de julho, a primeira fase de candidaturas para os três cursos técnicos superiores profissionais (CTeSP) que vai dinamizar em Odemira no próximo ano letivo de 2024-2025.
07h00 - terça, 18/06/2024
FlixBus retoma
ligações de passageiros
ao Litoral Alentejano
A empresa de transporte rodoviário de passageiros FlixBus já retomou as suas loigações regulares aos concelhos do Alentejo Litoral, devido ao arranque do período de férias e por perspetivar um verão "bastante forte" em termos de procura de viagens para este destino.
07h00 - terça, 18/06/2024
'Layoff' na Indorama
em Sines renovado
por mais seis meses
O Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente do Sul (SITE-Sul) está preocupado com a situação dos trabalhadores da fábrica de Sines da Indorama Ventures, que renovou o layoff por mais seis meses.

Data: 14/06/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial