10h12 - quinta, 26/10/2023

Antigamente era assim... mas deixou de ser!


Carlos Pinto
Por muito que alguns não o reconheçam, refugiando-se na lenga-lenga de que "antigamente não precisávamos de nada disso", a tecnologia veio para ficar e será cada vez mais determinante nas sociedades do futuro. Seja permitindo novas formas de relacionamento entre as pessoas, seja possibilitando o acesso universal a serviços, seja até otimizando os métodos de produção, as novas tecnologias digitais são hoje uma realidade incontornável, num processo revolucionário em curso imparável e que não conhece, para já, barreiras intransponíveis.
Segundo alguns especialistas, dentro de muito pouco tempo os comandos de programação [0101010…] serão a "língua" mais utilizada no mundo. Através dela tudo será possível e o seu domínio perfeito irá ser sinónimo de "portas abertas" para novas oportunidades, pessoais e profissionais, um pouco à imagem do que é ainda o Inglês nos dias de hoje. Ou seja, aqueles que souberem programar e conjugar algoritmos terão, seguramente, mais e melhores chances de concretizar as suas ambições face aos que não dominam esse conhecimento.
Por tudo isto, desvalorizar o advento das novas tecnologias é uma perda de tempo… e, sobretudo, um erro crasso. Daí que seja urgente que os currícula das escolas despertem para esta realidade, fazendo com que estas matérias deixem de ser apenas tratadas durante os tempos livres, muitas vezes sem uma lógica de "princípio, meio e fim". Esta é uma exigência em nome das novas gerações e, simultaneamente, de uma sociedade que se quer mais igualitária e preparada para o futuro.

2. Nos últimos meses têm surgido em Odemira uma série de novos projetos culturais, caso da Mostra de Artes Performativas, das "Fura-pastos Sessions", das programações "As Artes no Alto da Serra e na Costa Vicentina" e "Desassossega", ou o festival "Quintais Adentro", entre outros.
Todos eles têm conceitos diferentes e exploram artes diversas, mas partilham a meta de levar Cultura para todo o concelho, de forma transversal e abrangente. A Cultura é essencial para o desenvolvimento de qualquer território e, por isso mesmo, Odemira parece estar no bom caminho.



COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sábado, 25/05/2024
Prova de canoagem
de mar liga Sines
a Vila Nova de Milfontes
Realiza-se neste sábado, 25, a terceira etapa do Campeonato Nacional de Canoagem de Mar SURFSKI-SW Alentejano, que vai ligar Sines a Vila Nova de Milfontes.
07h00 - sexta, 24/05/2024
Iniciativa em Odemira
para promover a
saúde do coração
Palestras, rastreios de saúde e atividades desportivas são alguns dos destaques da iniciativa "Tudo em Prol do Coração", que a Câmara de Odemira promove nesta sexta-feira, 24, para divulgar hábitos de vida saudáveis entre a população, como a prática regular de atividade física e uma alimentação equilibrada.
07h00 - sexta, 24/05/2024
23 praias do Alentejo Litoral com "Qualidade de Ouro"
O Alentejo Litoral vai contar, no verão de 2024, com um total de 23 praias com o galardão de "Qualidade de Ouro", atribuído pela associação ambientalista Quercus para distinguir anualmente a qualidade da água balnear das praias portuguesas, com base na informação pública oficial disponível.
07h00 - sexta, 24/05/2024
Obras de reparação
avançam na ER 261
em Melides
A Infraestruturas de Portugal (IP) tem em curso obras de reparação do pavimento da Estrada Regional 261 (ER261) em Melides, no concelho de Grândola, obrigando o trân-sito no local a circulação alternada.
07h00 - sexta, 24/05/2024
Torneio de andebol masculino e
feminino no concelho de Odemira
As seleções de andebol sub-14 (femininas e masculinas) do Algarve, Madeira, Setúbal e Huelva (Espanha) participam, neste fim de semana, 24 a 26 de maio, na edição deste ano do Torneio Sudoeste Andebol Cup.

Data: 17/05/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial