12h41 - quinta, 09/11/2023

Futuro sem dramatismos!


Carlos Pinto
Esta semana foi única, a todos os níveis, para a política em Portugal. Pela primeira vez, um primeiro-ministro em funções apresentou a sua demissão por estar em vias de começar a ser investigado pelo Ministério Público. Porque é precisamente isso que dá a entender aquele singelo parágrafo final da nota à imprensa emitida, na terça-feira, pela Procuradoria Geral da República: que António Costa ainda irá ser investigado, de forma autónoma pelo Supremo Tribunal de Justiça, por no decurso das investigações sobre os projetos do hidrogénio verde e do lítio ter surgido "o conhecimento da invocação por suspeitos do nome e da autoridade do primeiro-ministro e da sua intervenção para desbloquear procedimentos […]".
Esta é, desde logo, uma questão pertinente: é esta a forma mais adequada da Justiça funcionar? Será que anunciar a possível abertura de um inquérito judicial ao líder do Governo em funções através de uma "nota de rodapé" num mero comunicado à imprensa é legítimo? Talvez o seja, mas não é de todo o mais adequado…
Ainda assim, o primeiro-ministro tomou, a nosso ver, a decisão mais acertada: pediu a demissão do cargo (prontamente aceite pelo Presidente da República), para evitar que mais nuvens de fumo se avolumassem em torno de si e de um processo que fará ainda correr muita tinta.
O futuro está agora nas mãos de Marcelo Rebelo de Sousa, cuja decisão final (dissolver o Parlamento e convocar eleições legislativas antecipadas ou convidar o PS a formar novo Governo) era, à hora do fecho desta edição do "SW", desconhecida. Mas seja qual for a opção tomada em Belém, devemos aceitá-la com normalidade e encarar o futuro sem dramatismos.
Afinal de contas, não será a primeira vez que um governo "cai" em Portugal e, numa altura em que estamos quase a celebrar 50 anos sobre a Revolução dos Cravos, devemos aceitar estas "dinâmicas políticas e eleitorais" com a necessária maturidade proporcionada por meio século de vida em Democracia. E, sobretudo, devemos evitar cair em "cantos de sereia", como são os discursos populistas de algumas forças extremistas, que – isso sim – são ameaçadores para a sociedade que hoje temos.



COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quinta, 30/11/2023
Odemira recebe
festival de documentários
Doc's Kingdom
O Seminário Internacional de Cinema Documental Doc's Kingdom arranca nesta quinta-feira, 30, em Odemira, contando na programação com sessões de filmes, performances e debates abertos à comunidade.
07h00 - quinta, 30/11/2023
Monumento evocativo
inaugurado em
Santiago do Cacém
O monumento evocativo do centenário do nascimento do professor Manuel João da Silva é inaugurado nesta sexta-feira, pelas 16h00, em Santiago do Cacém.
07h00 - quinta, 30/11/2023
Autarca de Odemira quer "mais
cinco a 10 médicos" no concelho
O presidente da Câmara de Odemira, Hélder Guerreiro, assume a ambição de, no curto prazo, o concelho contar com mais "cinco a 10 médicos".
10h54 - quarta, 29/11/2023
Homem procurado
na Alemanha detido
em Odemira
A GNR deteve em Odemira, na passada semana, um homem, de 42 anos, sobre quem pendia um mandado de detenção europeu para extradição por crimes praticados na Alemanha.
07h00 - quarta, 29/11/2023
Canção "Grândola,
Vila Morena" candidata
a património nacional
A canção "Grândola, Vila Morena", eternizada por José Afonso e que serviu de senha na revolução de 25 de abril de 1974, vai ser candidatada a património nacional pela Câmara Municipal.

Data: 24/11/2023
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial