16h00 - quinta, 21/03/2024

O mérito da persistência


Carlos Pinto
Ana Ramos, Bruna Matos e Mariana Gonçalves são naturais do concelho de Odemira e acabam de conquistar a medalha de prata no Concurso Italiano para Jovens Cientistas "I Giovani e le Scienze", realizado anualmente em Milão (Itália).
As três jovens representaram Portugal na competição com uma investigação sobre o potencial de alguns fungos para a biodegradação de polietileno, acabando por garantir o segundo lugar entre 35 projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento humano realizados por "jovens cientistas" provenientes de países como Itália, Bélgica, Brasil, México, Luxemburgo, Portugal, Espanha, Taiwan, Turquia e Tunísia.
O trabalho que Ana Ramos, Bruna Matos e Mariana Gonçalves levaram até Itália foi concebido no ano letivo de 2022-2023, quando as três eram alunas do Agrupamento de Escolas de Odemira e faziam parte do seu Clube de Ciência Viva/BIGEO, coordenado pela professora Paula Canha.
Há mais de duas décadas que este Clube Ciência Viva/BIGEO funciona no seio do Agrupamento de Escolas de Odemira, ajudando os alunos em projetos de investigação "em qualquer área da ciência em que estejam interessados".
Um trabalho meritório que tem granjeado inúmeros elogios e, sobretudo, tem permitido aos jovens alunos odemirenses que dele fazem (ou fizeram) parte experiências únicas em competições de cariz científico nacionais e internacionais, algumas das vezes regressando a casa com prémios na bagagem.
Por norma, temos a tendência para nos martirizarmos com a interioridade a que estamos submetidos, a lamentar-nos com as distâncias que nos separam dos grandes centros urbanos ou a criticarmos a falta de oportunidades laborais na região. Tudo isto tem o seu fundo de razão, mas também não pode server de agente inibidor à nossa progressão enquanto cidadãos do mundo e bons profissionais.
É nesse âmbito que é de louvar o trabalho desenvolvido pelo Clube de Ciência Viva/BIGEO do Agrupamento de Escolas de Odemira, que tem tido o mérito da persistência e a capacidade de querer sempre fazer mais e melhor. É disto que a região necessita!



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - segunda, 15/04/2024
Empresa adquire novos terrenos para
produzir hidrogénio verde em Sines
O consórcio MadoquaPower2X (MP2X), que junta investidores portugueses, dinamarqueses e neerlandeses e é liderado pela empresa Madoqua Renewables, acaba de adquirir mais 60 hectares na Zona industrial e Logística de Sines (ZILS), para instalar unidades de produção de hidrogénio e amoníaco verdes.
07h00 - segunda, 15/04/2024
Fundo de Transição
Justa para o Alentejo
Litoral já tem site
O Fundo de Transição Justa para o Alentejo Litoral tem uma nova página oficial na Internet, em www.
07h00 - segunda, 15/04/2024
Praia de Milfontes
sobe ao quarto lugar
do campeonato
O Praia de Milfontes subiu ao quarto lugar do campeonato distrital da 1ª divisão de Beja, depois de ter ganho na tarde deste domingo, 14, em Aljustrel.
07h00 - domingo, 14/04/2024
Secretário-geral do
PCP almoça em Grândola
com militantes
O Pavilhão de Feiras de Grândola recebe neste domingo, 14, o almoço comemorativo dos 103 anos do PCP, que contará com a participação do secretário-geral do partido, Paulo Raimundo.
07h00 - sábado, 13/04/2024
Troféu de ciclismo
José Poeira no
concelho de Odemira
O concelho de Odemira recebe neste fim de semana, dias 13 e 14 de abril, a nona edição do Troféu de Ciclismo José Poeira, que engloba duas etapas das taças de Portugal de Juniores e de Paraciclismo.

Data: 05/04/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial