17h10 - quinta, 02/05/2024

Perigos dos novos tempos


Carlos Pinto
O primeiro-ministro de Espanha, o socialista Pedro Sánchez, anunciou, no início desta semana, que continuará à frente do Governo deste país, depois de cinco dias de reflexão após um tribunal de Madrid ter confirmado a abertura de um "inquérito preliminar" por alegado tráfico de influências e corrupção da sua mulher, Begoña Gomez, na sequência de uma queixa de uma organização conotada com a extrema-direita baseada em alegações e artigos publicados em páginas na Internet e meios de comunicação digitais.
Em causa estariam alegadas ligações de Begoña Goméz a empresas privadas, como a companhia aérea Air Europa, que receberam apoios públicos durante a crise da pandemia ou assinaram contratos com o Estado quando Sánchez era já primeiro-ministro.
O Ministério Público espanhol até pediu, logo no dia seguinte, o arquivamento da queixa, por considerar não haver indícios de delito que justifiquem a abertura de um procedimento penal, mas o certo é que o caso se arrastou na esfera mediática e política durante dias, quase levando à queda de um Governo já de si assente em alianças frágeis.
Todo este episódio é demonstrativo dos perigos que nos assolam nestes novos tempos de globalização, em que a informação circula à velocidade da luz, muita das vezes sem ser devidamente verificada, comprovada e atestada por quem tem essa responsabilidade, causando danos (por vezes) irreparáveis nos visados.
O advento da Internet representa, sem dúvida, uma mais-valia para as nossas sociedades. Melhorou a comunicação, aumentou a proximidade e possibilitou uma maior eficiência (e eficácia) de procedimentos em muitas áreas. Mas existe também o reverso da medalha, como são exemplo os ataques cibernéticos que permitem que dados pessoais e outros caiam nas mãos erradas ou as redes sociais, onde a desinformação ganhou palco como nunca tinha tido e os boatos e suspeitas passam a verdades quase "absolutas".
Tudo isto faz com estes sejam tempos perigosos, que ameaçam a nossa liberdade e a vida democrática. É por isso imperioso estarmos atentos e sermos muito criteriosos com aquilo que vemos, ouvimos e lemos.



COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sábado, 25/05/2024
Prova de canoagem
de mar liga Sines
a Vila Nova de Milfontes
Realiza-se neste sábado, 25, a terceira etapa do Campeonato Nacional de Canoagem de Mar SURFSKI-SW Alentejano, que vai ligar Sines a Vila Nova de Milfontes.
07h00 - sexta, 24/05/2024
Iniciativa em Odemira
para promover a
saúde do coração
Palestras, rastreios de saúde e atividades desportivas são alguns dos destaques da iniciativa "Tudo em Prol do Coração", que a Câmara de Odemira promove nesta sexta-feira, 24, para divulgar hábitos de vida saudáveis entre a população, como a prática regular de atividade física e uma alimentação equilibrada.
07h00 - sexta, 24/05/2024
23 praias do Alentejo Litoral com "Qualidade de Ouro"
O Alentejo Litoral vai contar, no verão de 2024, com um total de 23 praias com o galardão de "Qualidade de Ouro", atribuído pela associação ambientalista Quercus para distinguir anualmente a qualidade da água balnear das praias portuguesas, com base na informação pública oficial disponível.
07h00 - sexta, 24/05/2024
Obras de reparação
avançam na ER 261
em Melides
A Infraestruturas de Portugal (IP) tem em curso obras de reparação do pavimento da Estrada Regional 261 (ER261) em Melides, no concelho de Grândola, obrigando o trân-sito no local a circulação alternada.
07h00 - sexta, 24/05/2024
Torneio de andebol masculino e
feminino no concelho de Odemira
As seleções de andebol sub-14 (femininas e masculinas) do Algarve, Madeira, Setúbal e Huelva (Espanha) participam, neste fim de semana, 24 a 26 de maio, na edição deste ano do Torneio Sudoeste Andebol Cup.

Data: 17/05/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial