16h49 - quinta, 11/07/2024

FACECO, uma montra única


Carlos Pinto
Está à porta mais uma edição da FACECO – Feira das Atividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira, certame que a Câmara Municipal organiza anualmente (e com grande competência e notório sucesso) na vila de São Teotónio.
Ao longo de 32 edições o evento soube crescer, modernizar-se e adaptar-se às necessidades e realidades de cada momento, sendo hoje a verdadeira "montra" de tudo aquilo que de bom se faz no maior concelho de Portugal. A par disso, a sua importância para a economia local vai muito além do que à primeira vista se pode pensar de uma feira desta natureza, uma vez que, cada vez mais, "abre portas" para novos negócios e parcerias.
Mas tão ou mais importante que tudo isso, a FACECO mantém uma certa aura de genuinidade, espelhando o ser e a maneira de estar das gentes e comunidades deste concelho. Porque ao longo de três dias (e noites) consegue dar a conhecer aos visitantes que por lá passam as potencialidades do território, promove as suas tradições e costumes, divulga os seus agentes sociais e culturais, e honra a memória de um concelho com séculos de história.
É tudo que faz da FACECO um símbolo único do concelho de Odemira e uma montra única, indispensável e imperdível para os que cá estão e para todos os que por lá passam.

2. A empresa Infraestruturas de Portugal (IP) consignou, na segunda-feira, 8, a empreitada para duplicar as faixas num troço do Itinerário Principal 8 (IP8) entre Sines e a Autoestrada do Sul (A2).
A empreitada representa um investimento de 45 milhões de euros, apoiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e "prevê a melhoria das condições de circulação e segurança" no IP8/A26, entre o nó de Roncão e Relvas Verdes, no concelho de Santiago do Cacém, num troço "com cerca de 15 quilómetros".
Esta é uma obra de que há muito se fala e exige, mas que tem andado sempre a "passo de caracol". Felizmente vai agora avançar, constituindo – sem dúvida – uma enorme mais valia para todo o território do Alentejo Litoral. É caso para dizer que mais vale tarde que nunca…



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - terça, 21/01/2025
Serviço de recolha
de biorresíduos porta
a porta em Alcácer
A Câmara de Alcácer do Sal já iniciou a campanha de recolha de biorresíduos porta a porta junto da restauração e instituições de solidariedade social, com a entrega dos contentores nos quais os biorresíduos devem ser depositados.
07h00 - terça, 21/01/2025
Misericórdia de
Santiago do Cacém
tem novo provedor
O engenheiro civil Fernando Pinheiro é o novo provedor da Santa Casa da Misericórdia de Santiago do Cacém (SCMSC), sucedendo no cargo a Jorge Nunes, de quem era vice-provedor.
07h00 - terça, 21/01/2025
Sines recebeu comitiva da
cidade chinesa de Dalian
Uma comitiva da cidade chinesa de Dalian, liderada pelo presidente da Câmara Municipal, Chen Shaowang, foi recebida no domingo, 19, nos Paços do Concelho de Sines.
07h00 - segunda, 20/01/2025
Gonçalo Naves
candidato do MAIS
à Câmara de Sines
O vereador Gonçalo Naves, de 28 anos, vai ser o candidato do movimento independente MAIS à Câmara de Sines nas eleições Autárquicas deste ano.
07h00 - segunda, 20/01/2025
Autarca de Alcácer preocupado
com falta de efetivos da GNR
O presidente da Câmara de Alcácer do Sal, Vítor Proença, está preocupado com a falta de efetivos da GNR nos postos territoriais da sede de concelho e da Comporta e Torrão, pretendendo reunir com o Governo e com o comandante territorial da força militar.

Data: 10/01/2025
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial