16h15 - quinta, 06/03/2025

Os políticos que queremos... e os que temos!


Carlos Pinto
Numa conferência sobre o estatuto dos titulares de cargos políticos, realizada na passada semana, o presidente da Assembleia da República alertou para o risco de Portugal ficar, a curto/médio-prazo, apenas com políticos "sem interesse nenhum", sugerindo, em oposição, "uma mudança de regras e mentalidades".
Segundo José Pedro Aguiar-Branco, a política portuguesa "precisa de mobilizar os académicos mais capazes, os profissionais mais qualificados" e "os representantes mais adequados para os diferentes interesses que existem na sociedade".
"Escolho a palavra interesses propositadamente. Os deputados devem mesmo defender interesses: os das suas terras e regiões, os de uma classe profissional, comunidade ou setor, os interesses dos agricultores ou dos professores. É o conjunto dos interesses que constitui o interesse nacional", sustentou.
Aguiar-Branco frisou ainda que quando se está, "por demagogia, inveja ou maledicência, demasiado preocupados com os interesses dos políticos, corremos o risco de só ficar com políticos sem interesse algum".
Depois de tudo o que temos visto acontecer nos últimos dias nas bancadas da Assembleia da República, estes alertas de Aguiar-Branco são bastante pertinentes. Porque a sucessão de episódios que vão passando pelo Parlamento, com deputados (por sinal, bem identificados com um determinado partido) a manifestarem claros sinais de boçalidade e impreparação para o cargo, são a pior propaganda que se pode fazer à atividade política em Portugal.
Fazer política significa regular as relações de um Estado com outros estados, mas também cerimónia, cortesia, civilidade e urbanidade. É por isso que, mais uma vez, defendemos que esta atividade seja muito melhor remunerada e defendida de populismos bacocos, pacóvios e primários, para que se possam captar os melhores dos melhores. Caso contrário, teremos de nos contentar com eleitos que chegam aos Passos Perdidos como quem entra numa taberna ao final do dia…



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

13h39 - segunda, 17/03/2025
Festival Músicas
do Mundo de Sines
premiado
O Festival Músicas do Mundo (FMM) de Sines recebeu dois prémios durante a edição deste ano dos Iberian Festival Awards, organizados pela Aporfest – Associação Portuguesa de Festivais de Música e cuja cerimónia decorreu neste fim de semana na localidade algarvia de Almancil.
07h00 - segunda, 17/03/2025
Pedro do Ó Ramos
lidera o Porto de Sines
O antigo secretário de Estado do Mar Pedro do Ó Ramos é o novo presidente da Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), substituindo no cargo José Luís Cacho.
07h00 - segunda, 17/03/2025
Câmara de Odemira
promove voluntariado
internacional
A Câmara de Odemira tem abertas, até 15 de abril, as candidaturas para um programa que permitirá aos jovens do concelho viver dois meses no exterior e participar em projetos de voluntariado, em cooperação com o Corpo Europeu de Solidariedade.
07h00 - domingo, 16/03/2025
Concelho de Grândola
recebe prova nacional
de duatlo
A edição deste ano do Duatlo de Grândola vai realizar-se no próximo domingo, 16, sendo esperados centenas de participantes naquela que é uma das provas mais emblemáticas do calendário nacional da modalidade.
12h17 - sexta, 14/03/2025
Apelo para restringir uso de água em algumas zonas do concelho de Odemira
A Câmara de Odemira e a empresa Águas Públicas do Alentejo (AgdA) apelam à população restringir a utilização de água para beber e cozinhar, devido a possíveis riscos indiretos para a saúde.

Data: 07/03/2025
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial