A Câmara de Odemira tem abertas, até 15 de abril, as candidaturas para um programa que permitirá aos jovens do concelho viver dois meses no exterior e participar em projetos de voluntariado, em cooperação com o Corpo Europeu de Solidariedade.
Segundo a autarquia, na 10ª edição da iniciativa estão disponíveis 10 vagas para jovens entre os 18 e os 30 anos de idade, residentes ou naturais do concelho, que poderão vir integrar três projetos de voluntariado internacional, através do programa "Regenerar Odemira III", que decorrerá durante o verão de 2025.
"As vagas disponíveis destinam-se a três projetos a decorrer em Begunje na Gorenjskem (na Eslovénia), Jerez de la Frontera (Andaluzia, Espanha) e Artieda (em Navarra, Espanha)", acrescenta o município, que conta com a parceria das associações Zavod Manipura, AJ Inter e Eco-Aldeia Arterra Bizimodu.
A Câmara de Odemira refere que este programa "oferece uma experiência única, permitindo aos participantes contribuir para causas sociais e ambientais enquanto exploram diferentes culturas e realidades".
No âmbito da iniciativa, "todas as despesas são cobertas pelo programa Corpo Europeu de Solidariedade, incluindo viagem de ida e volta para o destino de voluntariado, alojamento e alimentação, seguro de saúde e mesada para cobrir as despesas pessoais durante a estadia".
O programa "Voluntariado Internacional de Verão" tem com o objetivo "proporcionar aos jovens uma experiência internacional enriquecedora, ao mesmo tempo que promove o compromisso com causas sociais e ambientais".
A autarquia acrescenta que ao longo de 10 anos "contabiliza o valor total de 524 mil euros de investimento em projetos de voluntariado internacional, com o total de 38 jovens odemirenses a participar em experiências internacionais de 27 parceiros internacionais de 12 países diferentes e 39 jovens de outros países recebidos em projetos de voluntariado em 13 organizações do concelho acreditadas".