07h00 - sexta, 24/05/2024

23 praias do Alentejo Litoral com "Qualidade de Ouro"

23 praias do Alentejo Litoral com "Qualidade de Ouro"

O Alentejo Litoral vai contar, no verão de 2024, com um total de 23 praias com o galardão de "Qualidade de Ouro", atribuído pela associação ambientalista Quercus para distinguir anualmente a qualidade da água balnear das praias portuguesas, com base na informação pública oficial disponível.
Trata-se do mesmo número de praias galardoadas face ao ano anterior, mas com uma alteração, uma vez que a praia do Carvalhal, no concelho de Odemira, receberá em 2024 esta distinção, ao contrário da praia da Ilha do Pessegueiro, no concelho de Sines.
O concelho de Grândola volta a ser o mais distinguido, com um total de 10 praias: Aberta Nova, Atlântica, Carvalhal, Comporta, Galé-Fontaínhas, Melides, Pego, Tróia-Bico das Lulas, Tróia-Galé e Tróia-Mar.
Segue-se o concelho de Odemira, com oito praias distinguidas: Almograve, Alteirinhos, Carvalhal, Farol, Franquia, Furnas-Mar e Malhão, todas na costa, e Santa Clara, na albufeira com o mesmo nome.
No concelho de Santiago do Cacém vão receber o galardão da Quercus as praias de Costa de Santo André e da Fonte do Cortiço, enquanto no concelho de Sines a bandeira da "Qualidade de Ouro" será hasteada nas praias Grande de Porto Covo, São Torpes e Vieirinha-Vale Figueiros.
O galardão "Praia com Qualidade de Ouro" distingue anualmente a qualidade da água balnear das praias portuguesas, com base na informação pública oficial disponível, tendo exclusivamente em consideração as análises efetuadas nos laboratórios das diferentes Administrações Regionais Hidrográficas, segundo a Quercus.
Para receber a distinção, a água balnear tem de respeitar vários critérios, como uma qualidade da água "excelente" na classificação anual das cinco épocas balneares anteriores à última. Todas as análises realizadas na última época balnear (2023) deverão ter apresentado resultados melhores em vários indicadores bacterianos.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - terça, 21/05/2024
Comissão de Utentes do Concelho
de Odemira apresenta propostas
A construção "urgente" da nova Extensão de Saúde de Vila Nova de Milfontes e a reabertura da Extensão de Saúde de Luzianes-Gare foram duas das propostas apresentadas pela Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Concelho de Odemira (CUSPCO) no Fórum da Saúde, que se realizou no sábado, 18.
07h00 - terça, 21/05/2024
Iniciativa solidária
em quatro farmácias do
concelho de Odemira
Um total de quatro farmácias do concelho participam, até 29 de maio, na 11ª edição da campanha solidária "Dê Troco a Quem Precisa", que visa ajudar famílias em situação de pobreza a acederem aos medicamentos de que precisam.
07h00 - segunda, 20/05/2024
"Semana Aberta" em
três freguesias de Odemira
A Câmara de Odemira promove, a partir desta segunda-feira, 20, mais uma edição das "Semanas Abertas nas Freguesias", desta vez nas freguesias de Boavista dos Pinheiros, São Salvador e Santa Maria, e São Luís.
07h00 - sábado, 18/05/2024
Políticas e práticas
de saúde no concelho
de Odemira em reflexão
Contribuir "para a reflexão das políticas e práticas de saúde" no concelho é um dos objetivos do Fórum da Saúde de Odemira, que se realiza neste sábado, 18, no salão dos Bombeiros Voluntários.
07h00 - sexta, 17/05/2024
Incubadora de
empresas "abre
portas" em Sabóia
Depois de décadas a transformar cereais em farinha, a Moagem de Sabóia vai agora "albergar" novas iniciativas empresarias que se queiram instalar nesta localidade do interior do concelho de Odemira.

Data: 17/05/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial