07h00 - quinta, 19/05/2022

Projeto inovador de acessibilidade
universal em museu de Grândola

Projeto inovador de acessibilidade universal em museu de Grândola

O Núcleo Museológico de São Pedro, em Grândola, é o único da região a disponibilizar aos seus visitantes um conjunto de aplicações e soluções de acessibilidade "digital e universal".
O projeto "Cultura para Todos"*, apresentado nesta quarta-feira, 18, Dia Internacional dos Museus, foi promovido pela Câmara de Grândola e dotou o espaço do museu de "acessibilidade digital e universal, para que todos possam interagir de maneira efetiva e independente".
Nesse sentido, com recurso às novas tecnologias, o museu apresenta uma inovadora aplicação (app) com o circuito de visita à exposição permanente e uma galeria de imagens com pontos de interesse.
A app do Museu de Grândola funciona sem necessidade de ligação wifi ou consumo de dados, "sendo o acesso aos conteúdos de modo automático, através de tecnologia de proximidade NFC".
Para pessoas com diversidade funcional, foram aplicadas no chão marcas de aviso e piso táctil para direcionar o visitante a percorrer a exposição e introduzida sinalética dos serviços em braile e alto contraste.
Para sentir a textura e a temperatura, estão disponíveis peças tácteis elaboradas com materiais originais, nomeadamente a réplica de um vaso de cerâmica decorado, um braçal de arqueiro de xisto e brevemente o cofre dos pelouros.
Já os elementos das medalhas históricas encontradas na Igreja de São Pedro podem agora ser apreciadas em relevo 2D, com texto impresso em Braille, enquanto o filme do museu sobre a história do concelho está agora reformulado, com versões acessíveis de linguagem gestual e audiodescrição.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - terça, 17/05/2022
Grândola quer mais
praias no concelho
A Câmara de Grândola pretende que a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) autorize a criação de novas praias no concelho, "com os respetivos equipamentos de apoio", defendendo igualmente uma "revisão da capacidade autorizada" para as atuais praias.
07h00 - terça, 17/05/2022
Concerto em
Grândola para evocar
obra de José Afonso
O cineteatro Grandolense recebe nesta terça-feira, 17, pelas 21h30, um concerto evocativo do dia em que as "histórias" de Grândola e de José Afonso "se cruzaram pela primeira vez, em 1964".
07h00 - quarta, 11/05/2022
Grândola
vai criar hortas
comunitárias
A Câmara de Grândola já tem a decorrer as obras de construção de hortas comunitárias junto ao Parque Desportivo Municipal, num investimento que está avaliado em 107 mil euros.
07h00 - quinta, 05/05/2022
Concelho de
Grândola vai ter
novo canil e gatil
A Câmara de Grândola vai avançar com a construção de um novo Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia (canil/gatil) num terreno municipal, em Vale do Poço, num investimento de cerca de 240 mil euros.
07h00 - quinta, 05/05/2022
Grândola quer reforçar
"laços" com Tarrafal
Uma comitiva da Câmara de Grândola, liderada pelo presidente António Figueira Mendes, esteve de visita oficial a Cabo Verde, para participar nas comemorações do 1º de Maio, data da libertação de prisioneiros dos campos de concentração do Tarrafal.

Data: 20/05/2022
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial