07h00 - segunda, 19/07/2021

Odemira: Mariana Martins
é a primeira mulher licenciada
em guitarra portuguesa

Odemira: Mariana Martins é a primeira mulher licenciada em guitarra portuguesa

Quando o professor José Alegre lhe colocou uma guitarra portuguesa nas mãos pela pri-meira vez, a então muito pequenina Mariana Martins apaixonou-se de imediato. "Foi amor à primeira nota", confidencia a jovem de 21 anos, natural de Boavista dos Pinhei-ros (Odemira), que acaba de se tornar na primeira mulher em todo o mundo com uma licenciatura em guitarra portuguesa.
Foi na passada semana, a 5 de julho, que Mariana Martins cumpriu o sonho que perse-guia há já 10 anos, concluindo a licenciatura em Guitarra Portuguesa na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Foi a primeira mulher a consegui-lo, depois de também já ter sido a primeira a entrar neste curso.
"Saí de casa dos meus pais com 15 anos para ir estudar para Lagoa e seguir este sonho" e esta licenciatura "representa 10 anos de trabalho, em que nunca deixei o meu sonho ir abaixo", conta a jovem guitarrista ao "SW".
"Por isso, tudo isto significa muito para mim, porque já houve muito sacrifício. E quando consegui terminar a licenciatura foi como um respirar fundo… Ainda não caí bem na realidade", acrescenta a sorrir.
A ligação de Mariana Martins à guitarra portuguesa começou muito cedo, ainda nos bancos da escola primária. Incentivada pela mãe e por uma professora, colocou de parte o violino e a percussão e aventurou-se a dedilhar as cordas de um instrumento que, des-de então, nunca mais largou.
"Nem sabia o que era, mas confiei nelas e segui a guitarra portuguesa. E desde o dia em que professor José Alegre me pôs a guitarra portuguesa nas mãos, em que nem tocava com os 'pézinhos' no chão nem tinha uma postura correta e em que a guitarra era uma coisa gigante no meu colo, foi paixão imediata", recorda.
Uma paixão que tem mantido ao longo do anos e que levou mesmo Mariana Martins a sair da casa dos pais com apenas 15 anos, para prosseguir os estudos em Lagoa, no Al-garve, uma vez que em Odemira já não havia ensino articulado de música.
Foi nessa mudança que reencontrou o professor José Alegre, que acabou por a acompa-nhar nos anos seguintes. "A forma de ensinar do professor foi-me apaixonando pela gui-tarra portuguesa e decidi logo que queria ser guitarrista", diz.
Além do mais, continua, o facto do professor ser, em simultâneo, o primeiro licenciado em guitarra portuguesa em todo o mundo ainda incentivou mais a jovem odemirense. "Isso para mim foi um exemplo e disse logo que ia ser, a seguir ao meu professor, a pri-meira licenciada. E consegui! Consegui transformar aquela brincadeira de criança em realidade", conta.
Concluída a licenciatura, Mariana Martins pretende fazer o mestrado. Mas ao mesmo tempo irá continuar a dar aulas, função que exerce desde o segundo ano do curso, acompanhando alunos dos sete aos 17 anos em três agrupamentos de escolas em Lagoa e em Portimão, assim como na Academia de Música de Portimão e no Conservatório de Artes de Lagoa.
"Estou a adorar dar aulas. Os meus alunos dão-me agora aquela felicidade que eu sentia quando tinha aulas e gostava muito de seguir a via do ensino", assume.
Uma carreira artística também está nos planos de Mariana Martins, que já integra o "Trio de Guitarras" com amigos em Odemira, além de fazer algumas apresentações a solo em eventos privados no Algarve. "Gostava muito de continuar a dar concertos e de fazer uma coisa mais profissional", conclui.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - terça, 16/04/2024
Porto de Sines foi dos que mais
cresceu na União Europeia em 2023
O Porto de Sines mantém a 14ª posição no top 15 dos maiores portos de contentores da União Europeia (UE), de acordo com a análise feita por Theo Notteboom para a publicação "PortEconomics".
07h00 - terça, 16/04/2024
Sines recorda
José Afonso neste
mês de abril
O Centro de Artes de Sines vai recordar, neste mês de abril, Zeca Afonso com uma exposição, apresentações de livros, palestra e concerto por Filipa Pais, no âmbito das comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril.
07h00 - segunda, 15/04/2024
Empresa adquire novos terrenos para
produzir hidrogénio verde em Sines
O consórcio MadoquaPower2X (MP2X), que junta investidores portugueses, dinamarqueses e neerlandeses e é liderado pela empresa Madoqua Renewables, acaba de adquirir mais 60 hectares na Zona industrial e Logística de Sines (ZILS), para instalar unidades de produção de hidrogénio e amoníaco verdes.
07h00 - segunda, 15/04/2024
Fundo de Transição
Justa para o Alentejo
Litoral já tem site
O Fundo de Transição Justa para o Alentejo Litoral tem uma nova página oficial na Internet, em www.
07h00 - terça, 09/04/2024
Sines recebe
reunião da Comissão
Arco Atlântico
A cidade de Sines vai receber, nesta terça e quarta-feira, 9 e 10, a Assembleia Geral de 2024 da Comissão Arco Atlântico da Conferência das Regiões Periféricas Marítimas (CRPM), da qual faz parte a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA).

Data: 05/04/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial