07h00 - segunda, 20/09/2021

TAIPA lança projeto para reduzir
"impacto psicológico" da pandemia

TAIPA lança projeto para reduzir "impacto psicológico" da pandemia

A cooperativa Taipa, com sede em Odemira, está a dinamizar um projeto-piloto para prevenir e reduzir o "impacto psicológico" da pandemia de covid-19 entre a população do concelho, foi hoje anunciado. O projeto "Co'vid(izer) Saúde Mental", promovido pela Taipa-Organização Cooperativa Para o Desenvolvimento Integrado do Concelho de Odemira, arrancou em agosto e pretende promover "a saúde mental e o bem-estar psicológico" da população, disse ao "SW" a vice-presidente da instituição, Teresa Barradas.
Segundo esta responsável, "o isolamento social" e "a alteração dos hábitos e das rotinas pessoais e profissionais" devido à pandemia "tiveram um impacto na saúde mental de pessoas de todas as idades".
Uma situação que a Taipa "pôde constatar" localmente, com "o aumento de situações de fragilidade psicológica nos beneficiários diretos dos seus projetos de intervenção social", afiançou Teresa Barradas.
A vice-presidente acrescentou que, nos últimos meses, a organização recebeu "muitos pedidos e referenciações para acompanhamento psicológico de pessoas idosas, cuidadores informais, vítimas de violência doméstica e de outras situações que sofreram um agravamento enquanto consequência indireta da pandemia".
Nesse sentido, o projeto "Co'vid(izer) Saúde Mental" destina-se a "toda a população residente no concelho de Odemira, independentemente da sua idade" e vai decorrer como projeto-piloto até "final de 2021".
A iniciativa é fruto da candidatura da TAIPA ao programa municipal "Sinergias Sociais", promovido pela Câmara de Odemira, que financia o projeto com o montante de 10 mil euros.
O plano de ação prevê "um conjunto de atividades promotoras do envolvimento de diversas franjas da comunidade", nomeadamente profissionais de saúde, bombeiros, idosos, estudantes e crianças, explicou Teresa Barradas.
A dirigente adiantou que a criação de um serviço de apoio psicológico, tanto presencial como não presencial, para, "em situações de crise", para providenciar "apoio emocional, aconselhamento e encaminhamento", é uma das ações previstas.
O projeto "Co'vid(izer) Saúde Mental" inclui ainda "sessões de intervenção" em grupo para profissionais de saúde e bombeiros que estão na "primeira linha" do combate á covid-19, "com base em técnicas de mindfulness e autocuidado".
Sessões de terapia comunitária integrativa "junto da população idosa" e uma intervenção e prevenção "ao nível da gestão da ansiedade, stress e depressão" em jovens do ensino secundário do concelho são outras das ações programadas no âmbito do projeto.
A Taipa conta também dinamizar sessões de arteterapia "com crianças do quarto ano de escolaridade", já no início deste ano letivo, a par da divulgação de "material informativo sobre saúde mental no contexto pandémico" na sua página na rede social Facebook.
Após o término do projeto-piloto, no final deste ano, a cooperativa espera "garantir um financiamento que permita a sua continuidade" a partir de 2022.
O objetivo será "não só prolongar a duração desta intervenção, como também, numa segunda fase, ajustar a resposta às novas necessidades de intervenção psicológica que, entretanto, forem identificadas no âmbito da implementação deste projeto no terreno", concluiu Teresa Barradas.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sexta, 19/04/2024
Almograve vai ter novo centro escolar
A Câmara de Odemira vai avançar com a construção de um novo Centro Escolar em Almograve, num investimento avaliado em pouco mais de 2,3 milhões de euros para dar resposta a uma necessidade sentida nesta freguesia do litoral do concelho.
07h00 - sexta, 19/04/2024
Prova de orientação
no concelho de Odemira
até domingo
O concelho de Odemira recebe neste fim de semana, dias 20 e 21 de abril, a sexta edição do Rogaine da Costa Alentejana e o Sprint de Odemira, provas organizadas pelo COALA – Clube de Orientação e Aventura do Litoral Alentejano.
07h00 - quinta, 18/04/2024
Circuito de bodyboard
arrancou na praia da
Zambujeira do Mar
Matias Baço, João Mendes e João Pinheiro foram os vencedores da primeira etapa da edição deste ano do Circuito de Bodyboard/Restaurante O Sacas, organizado pelo Núcleo de Bodyboard da Zambujeira do Mar.
07h00 - quarta, 17/04/2024
Câmara de Odemira promove nova
edição do "Orçamento Participativo"
A Câmara de Odemira tem a decorrer a fase de apresentação de propostas ao seu "Orçamento Participativo" (OP), que em 2024 volta a contar com uma dotação total de 300 mil euros para investimentos públicos candidatados pela população.
07h00 - quarta, 17/04/2024
Turismo do Alentejo
e estações náuticas
presentes na Nauticampo
A Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo e as sete estações náuticas do território alentejano participam, pela primeira vez, na Nauticampo, certame que vai decorrer em Lisboa a partir desta quarta-feira, 17.

Data: 19/04/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial