07h00 - sexta, 27/09/2024

Câmara de Odemira investe 3,2 milhões nas escolas do concelho

Câmara de Odemira investe 3,2 milhões nas escolas do concelho

A Câmara de Odemira realizou um investimento total de quase 3,2 milhões de euros em várias escolas do concelho de Odemira, que ficou pronto no arranque do presente ano letivo de 2024-2025.
Fonte municipal destaca ao "SW" o investimento realizado no Centro Escolar de São Luís, que ascendeu a cerca de 2,2 milhões de euros, comparticipado por apoios comunitários, através do programa operacional regional Alentejo 2020.
O renovado espaço "abriu portas no primeiro dia do ano letivo" e "vem dotar a comunidade escolar de melhores condições de ensino", frisa.
A par disso, a Câmara de Odemira realizou "obras de manutenção e conservação dos edifícios e espaços escolares" nos vários agrupamentos, num investimento "estimado em cerca de um milhão de euros", adquirindo ainda mobiliário escolar no valor "de cerca de 90.000 euros".
Em simultâneo, o município também tem "em fase de contratação" a empreitada para a construção do novo Centro Escolar do Almograve, "que incluirá jardim-de-infância e escola do 1.º ciclo". "Em preparação" está uma candidatura para a requalificação das escolas Secundária e Básica 2,3 Damião de Odemira, ambas na sede de concelho, e Básica 2,3 Eng. Rafael Amaro da Costa, em São Teotónio, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
De acordo com a vereadora Isabel Palma, que tem o pelouro da Educação, este setor é "uma prioridade" do atual executivo. Essa aposta traduz-se "nos investimentos já realizados e previstos para a melhoria e criação de novas estruturas escolares, para dar resposta a todos os alunos e com melhores condições", sublinha.
A autarca diz ainda que, em 2024-2025, a Câmara Municipal materializou os objetivos do programa ODETE – Odemira Território Educativo "com uma proposta robusta de atividades para os alunos de forma a complementar as suas aprendizagens".
"Por fim, mas igualmente importante, está a proximidade e valorização do pessoal não docente, equipa fundamental na comunidade escolar que deve no nosso entender estar incluída nos vários projetos de escola e objetivos estratégicos do projeto educativo", acrescenta.
Neste novo ano letivo, o concelho de Odemira regista "um aumento de 216 alunos" face a 2023-2024, "num total de 3.840 alunos nos vários níveis de ensino na rede escolar pública e privada".
Este aumento de alunos "levou à criação de nove novas turmas", estando a autarquia "a trabalhar para novas respostas de pré-escolar nos jardins-de-infância nas localidades de Foros do Galeado, Zambujeira do Mar e São Teotónio", adianta fonte municipal ao "SW".
Ainda na Educação, a mesma fonte estima, para 2024-2025, um investimento de cerca de 1,4 milhões de euros em ação social e em apoios à comunidade escolar.
Deste montante, está previsto um gasto de 940 mil euros em cerca de 15.000 refeições escolares, do pré-escolar ao ensino secundário, durante todo o ano letivo, a par da atribuição de 'vouchers' para aquisição de material escolar para cada aluno do 1.º ciclo ao ensino secundário, "no total de 78.750 euros".
O município prevê ainda um investimento de 365.000 euros em circuitos especiais de transportes escolares, "para cerca de 540 alunos", assim como "apoios a refeições escolares e atividades de animação e de apoio à família, prestados através de vouchers para o pré-escolar e 1º ciclo, no valor de 7.300 euros".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quinta, 17/04/2025
Agricultura no Perímetro
do Mira com menos restrições
O Governo levantou algumas restrições à agricultura devido ao aumento da cota da barragem de Santa Clara, no concelho de Odemira, mas o presidente da Câmara Municipal não esconde a sua preocupação, defendendo uma gestão sustentável deste recurso.
07h00 - quinta, 17/04/2025
Câmara de Odemira
promove ciclo
Conversas de Abril
As comissões de moradores de Odemira na Revolução dos Cravos são o primeiro tema em discussão no ciclo Conversas de Abril – Arte e Revolução, que a Câmara de Odemira promove a partir desta quinta-feira, 17.
07h00 - quinta, 17/04/2025
Festival Mira Fest
na zona ribeirinha
de Odemira
Os britânicos GBH e Onslaught, assim como os portugueses Mata Ratos e Corpus Christii, são algumas das bandas confirmadas na edição deste ano do Mira Fest, que se vai realizar na zona ribeirinha de Odemira na sexta-feira e sábado, dias 18 e 19 de abril.
07h00 - quarta, 16/04/2025
Circuito de bodyboard
arrancou na
Zambujeira do Mar
André Gonçalinho, Matias Baço, Salvador Moleiro e Ricardo Horta foram os grandes vencedores da primeira etapa da edição deste ano do Circuito de Bodyboard 2025 – Restaurante O Sacas, organizado pelo Núcleo de Bodyboard da Zambujeira do Mar.
07h00 - sexta, 11/04/2025
Abril em Odemira arranca
para festejar a Liberdade
Odemira vai receber este mês um festival organizado pela Câmara Municipal para celebrar a Revolução dos Cravos e, simultaneamente, afirmar-se como uma vila "culturalmente dinâmica, viva e criativa".

Data: 04/04/2025
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial