O atleta Camilo Abdula, natural de Sines, sagrou-se vice-campeão mundial de surf adaptado, na categoria Stand 1, durante o Campeonato do Mundo de Parasurfing 2024, que se realizou entre os dias 3 e 9 de novembro em Huntington Beach, nos EUA.
O surfista siniense, que tinha sido campeão mundial em 2022 e medalha de bronze em 2023, voltou a chegar à final, onde foi segundo classificado, com 14,50 pontos, apenas atrás do japonês Shingo Kato. O francês Maxime Clarkin ficou com o bronze e o também japonês Suguro Nara com o quarto lugar.
"Foi muito renhido e fiquei em terceiro na maior parte do tempo. Só consegui passar para segundo perto do fim e não alcancei o 6 que precisava para o ouro", explica Camilo Abdula.
Depois de ter conquistado mais uma medalha mundial para o seu currículo, o surfista siniense foi recebido, a 12 de novembro, nos Paços do Concelho de Sines pelo vice-presidente e vereador do Desporto, Fernando Ramos.
Na ocasião, Camilo reconheceu que este "foi um ano difícil em termos pessoais". "Mas sinto-me muito feliz por trazer mais uma medalha para Portugal", disse, agradecendo à Federação Portuguesa de Surf por acreditar em si, assim como à Câmara de Sines, a sua entidade patronal, "pelo apoio" e por lhe ter permitido participar na prova.
Já o vereador Fernando Ramos aproveitou a ocasião para congratular o atleta por mais uma excelente prestação internacional.
"O Camilo já nos habituou a resultados de excelência, e esta medalha de vice-campeão do mundo é mais um motivo de grande orgulho para o Município de Sines. É também um sinal da importância do Sines Surf Clube", afirmou o vereador.