07h00 - sexta, 03/01/2025

Projeto pioneiro acompanha doentes
crónicos no Litoral Alentejano

Projeto pioneiro acompanha doentes crónicos no Litoral Alentejano

A Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA) está a dinamizar um projeto pioneiro de transformação digital para otimizar o acompanhamento de doentes crónicos complexos, numa parceria com a Inetum, empresa líder europeia em serviços digitais.
Segundo adianta a Inetum ao "SW", o novo sistema permite que todos os profissionais de saúde da ULSLA "referenciem utentes para o programa de Gestão de Caso de forma mais simples e integrada".
"A equipa de Gestão de Caso hospitalar, que coordena e agrega as equipas comunitárias, tem agora acesso online à informação dos diferentes utentes abrangidos por este programa e à monitorização da atividade das diferentes equipas comunitárias", refere a empresa.
Tudo isto, acrescenta, permite que os gestores de caso consigam, "a partir da informação solicitada nesta plataforma e funcionalidades associadas, uniformizar a prática clínica e de gestão de caso entre todos os utentes, independentemente da equipa, assim como melhorar os fluxos de comunicação, com diversos automatismos associados e gerir cuidados mais coordenados e centralizados".
"Com o programa de Gestão de Caso, que arrancou em 2017, temos alcançado resultados muito interessantes como, por exemplo, a redução de 57 a 61% das idas ao Serviço de Urgência do hospital e uma redução de 52 a 60% dos internamentos", destaca Cátia Albino, médica coordenadora da equipa hospitalar, citada no comunicado.
Já Vítor Gomes, Gestor de Caso da equipa do Centro de Saúde de Odemira, também citado no comunicado, diz que "uma visão centralizada do utente entre todas as unidades de saúde da ULSLA é essencial para uma boa e eficiente Gestão de Caso, com vista a uma atenção mais próxima, coordenada e centralizada".
"Esta solução representa um salto qualitativo no acompanhamento proativo do utente e no dia a dia dos enfermeiros de Gestão de Caso", pois "acedemos agora mais facilmente à informação essencial para acompanhamento do doente, com alertas para contactos em falta e em qualquer lugar", reforça.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - terça, 14/01/2025
Guia dá a conhecer 242 espécies
de aves do concelho de Odemira
Do chapim de poupa à alvéola branca, passando pelo cuco canoro ou pela petinha dos prados, são 242 as espécies de aves existentes no concelho de Odemira que surgem fotografadas num novo guia, editado pelo professor Rui Doudinho e que pretende dar a conhecer a avifauna local.
14h06 - sexta, 10/01/2025
Desagregação das freguesias de Bicos, Colos e Vale de Santiago avança
A desagregação das freguesias de Bicos, Colos e Vale de Santiago, no concelho de Odemira, está prevista na proposta conjunta para a reversão das freguesias agregadas em 2013 aprovada, na quarta-feira, 8, no Parlamento.
07h00 - sexta, 10/01/2025
Associação GUARDIÃO fez 14
salvamentos nas praias de Odemira
Os elementos da GUARDIÃO – Associação de Nadadores Salvadores do Concelho de Odemira realizaram um total de 14 salvamentos, sem que tenha havido vítimas mortais, nas oito zonas balneares do município que vigiaram no verão de 2024.
07h00 - sexta, 10/01/2025
ULSLA recebeu
oito novos médicos
internos
A Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA) conta, desde a semana pas-sada, com oito novos médicos internos, que vão continuar a sua formação geral e/ou es-pecialista na instituição ao longo deste ano.
07h00 - sexta, 10/01/2025
Operadora Meo
tem nova loja na
vila de Odemira
A empresa de comunicações Meo conta, desde o passado mês de dezembro, com um anova loja em Odemira, que apresenta "um novo conceito de proximidade, sem barreiras físicas entre os clientes e os profissionais de atendimento".

Data: 10/01/2025
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial