15h30 - quinta, 14/09/2023

Um elogio à simplicidade


Carlos Pinto
A Câmara e a Assembleia Municipal de Odemira aproveitaram o Dia do Município, assinalado a 8 de setembro, para prestar homenagem a duas figuras da cultura popular do concelho: a artistas plástica (e poetisa) Liberdade Sobral – já falecida – e o poeta popular Florêncio Maria [ver reportagem na página 4 desta edição].
Duas escolhas justificadas, segundo as propostas aprovadas por unanimidade pelos eleitos da Câmara e da Assembleia Municipal odemirense, por serem ambos "exemplo de grande mérito e altruísmo", além da "dedicação à sua arte e à sua partilha com os outros".
Ao contrário do que muitas vezes sucede nestas ocasiões, a escolha de duas personalidades "do povo", em detrimento de outros responsáveis associativos, políticos e/ou empresariais, é um sinal claro e evidente de valorização daquilo que é mais importante em cada comunidade: os seus costumes, as suas tradições e a sua identidade.
As homenagens a Liberdade Sobral e a Florêncio Maria são, por isso, um verdadeiro elogio à simplicidade. Porque a verdadeira essência das coisas não necessita de artifícios ou de artificialismos. É isso que as torna tão belas e essenciais às nossas vidas.
Além do mais, só enaltecendo a memória do passado no presente podemos construir os alicerces do futuro que almejamos. E nesse aspeto, Odemira está de parabéns!

2. Tal como anunciado, a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, esteve na passada terça-feira, 12, em Odemira, para fazer um balanço dos prejuízos causados pelo incêndio de agosto [ver texto ao lado]. Consigo trouxe mais três secretários de Estado e, desde logo, colocou sobre a mesa uma série de possíveis medidas de apoio a implementar no terreno no curto e no médio-prazo.
Num tempo em que é cada vez mais recorrente criticarmos o imobilismo do Estado e dos nossos governantes, a postura e a ação da ministra Ana Abrunhosa é de saudar. Veio ao terreno no prazo previsto e, com simplicidade e vontade de ouvir, não deixou de trazer consigo propostas concretas e a garantia que, dentro de um mês, tudo deverá estar operacionalizado para chegar o mais rapidamente às pessoas.
É assim que se serve o Estado e a causa pública!



COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - domingo, 24/09/2023
Prova de BTT
em Vale Bejinha
neste domingo
A aldeia de Vale Bejinha, na freguesia de São Luís (Odemira), receber neste domingo, 24, a 11ª edição da prova de BTT "Desenferruja Canelas", que contará com percursos de 25, 45 e 75 quilómetros.
07h00 - domingo, 24/09/2023
Caminhadas com
Arte" no concelho
de Odemira
A cooperativa Lavrar o Mar promove, a partir deste domingo, 24, o projeto "As Artes no Alto da Serra e na Costa Vicentina", que cruza artes performativas e cultura local nos concelhos de Odemira, Aljezur e Monchique.
07h00 - sábado, 23/09/2023
Roteiro "Sonoridades
& Sabores" no
concelho de Odemira
O concelho de Odemira recebe, a partir de sábado, 23, um roteiro pela tradição musical e gastronómica com petiscos e pratos tradicionais acompanhados pelo cante ao baldão, viola campaniça, acordeonistas e música tradicional.
07h00 - sexta, 22/09/2023
Jorge Palma
ao vivo em
São Teotónio
O cantor Jorge Palma vai atuar neste sábado, 23, a partir das 22h00, em São Teotónio, num concerto onde não vão faltar clássicos intemporais, assim como os novos temas do recém-editado "Vida".
07h00 - sexta, 22/09/2023
Festival "Terras
Sem Sombra" em
Santiago do Cacém
O pianista belga Olivier de Spiegeleir atua neste sábado, 23, na Igreja Paroquial de Santa Maria, em Vila Nova de Santo André, no concelho de Santiago do Cacém, no âmbito do festival "Terras Sem Sombra".

Data: 15/09/2023
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial