16h00 - quinta, 21/03/2024

O mérito da persistência


Carlos Pinto
Ana Ramos, Bruna Matos e Mariana Gonçalves são naturais do concelho de Odemira e acabam de conquistar a medalha de prata no Concurso Italiano para Jovens Cientistas "I Giovani e le Scienze", realizado anualmente em Milão (Itália).
As três jovens representaram Portugal na competição com uma investigação sobre o potencial de alguns fungos para a biodegradação de polietileno, acabando por garantir o segundo lugar entre 35 projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento humano realizados por "jovens cientistas" provenientes de países como Itália, Bélgica, Brasil, México, Luxemburgo, Portugal, Espanha, Taiwan, Turquia e Tunísia.
O trabalho que Ana Ramos, Bruna Matos e Mariana Gonçalves levaram até Itália foi concebido no ano letivo de 2022-2023, quando as três eram alunas do Agrupamento de Escolas de Odemira e faziam parte do seu Clube de Ciência Viva/BIGEO, coordenado pela professora Paula Canha.
Há mais de duas décadas que este Clube Ciência Viva/BIGEO funciona no seio do Agrupamento de Escolas de Odemira, ajudando os alunos em projetos de investigação "em qualquer área da ciência em que estejam interessados".
Um trabalho meritório que tem granjeado inúmeros elogios e, sobretudo, tem permitido aos jovens alunos odemirenses que dele fazem (ou fizeram) parte experiências únicas em competições de cariz científico nacionais e internacionais, algumas das vezes regressando a casa com prémios na bagagem.
Por norma, temos a tendência para nos martirizarmos com a interioridade a que estamos submetidos, a lamentar-nos com as distâncias que nos separam dos grandes centros urbanos ou a criticarmos a falta de oportunidades laborais na região. Tudo isto tem o seu fundo de razão, mas também não pode server de agente inibidor à nossa progressão enquanto cidadãos do mundo e bons profissionais.
É nesse âmbito que é de louvar o trabalho desenvolvido pelo Clube de Ciência Viva/BIGEO do Agrupamento de Escolas de Odemira, que tem tido o mérito da persistência e a capacidade de querer sempre fazer mais e melhor. É disto que a região necessita!



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

16h01 - sexta, 17/01/2025
Parlamento aprova
desagregação de freguesias
O Parlamento aprovou, nesta sexta-feira, 17, a reposição de 302 freguesias por desagregação de uniões de freguesias criadas pela reforma administrativa de 2013.
07h00 - sexta, 17/01/2025
"Ao Encontro da
Semente" em São Luís
e Vale Béjinha
As localidades de São Luís e Vale Béjinha, no concelho de Odemira, recebem neste fim de semana, 18 e 19 de janeiro, a iniciativa "Ao Encontro da Semente", organizada pela Fundação O Cerro, em parceria com a associação Colher Para Semear e com a Câmara Municipal.
07h00 - sexta, 17/01/2025
Desagregação das freguesias de
Bicos, Colos e Vale de Santiago
votada esta sexta-feira
Um projeto de lei, subscrito por PSD, PS, Bloco de Esquerda, PCP, Livre e PAN, é votado nesta sexta-feira, 17, no Parlamento e em caso de aprovação permitirá a desagregação de 135 uniões de freguesia (UF), entre as quais Bicos, Colos e Vale de Santiago, no concelho de Odemira.
07h00 - sexta, 17/01/2025
Porto de Sines
teve melhor ano
"de sempre" em 2024
O Porto de Sines alcançou em 2024 o melhor ano "de sempre" no segmento da carga contentorizada e registou uma subida de 11% do volume de carga movimentada em relação ao período homólogo.
07h00 - quarta, 15/01/2025
Câmara de Odemira apoia alunos
do ensino secundário e superior
A Câmara de Odemira atribuiu um total de 55 bolsas de estudo para alunos do concelho que frequentam o ensino secundário e superior em 2024-2205, assim como três prémios de mérito para alunos do secundário, num investimento total de 100 mil euros.

Data: 10/01/2025
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial