15h12 - quinta, 03/04/2025

Democracia a funcionar!


Carlos Pinto
A crise (política) está de regresso a Portugal! Como era esperado, a Assembleia da República chumbou, a 11 de março, a moção de confiança apresentada pelo Governo, provocando a sua demissão e "empurrando" o país para novas eleições Legislativas, já agendadas para o dia 18 de maio.
Tudo porque PS, Chega, Bloco de Esquerda, PCP, Livre e a deputada única do PAN, Inês Sousa Real, votaram contra a moção de confiança apresentada pelo Governo, que apenas mereceu o voto favorável de PSD, CDS-PP e Iniciativa Liberal.
Ora de acordo com a Constituição, a "não aprovação de uma moção de confiança" implica a "demissão do Governo" e, por isso, o executivo liderado por Luís Montenegro fica agora em gestão, limitado aos atos estritamente necessários ou inadiáveis à continuação da sua atividade.
Os motivos que levaram a este desfecho são mais que conhecidos, sendo claro que o ónus maior recai sobre o ainda primeiro-ministro Luís Montenegro, que foi sempre "empurrando com a barriga" esclarecimentos sobre a agora famosa Spinumviva e que, à última da hora, quis fazer um acordo "à porta fechada" com o PS para acabar com a crise política entretanto espoletada.
Posto tudo isto, há razões para crer que Montenegro não infringiu qualquer lei? É possível. Agiu a oposição com coerência? Parece-nos bem que sim. Seria tudo isto evitável? Claramente. Bastaria o primeiro-ministro ter aceitado prestar todos os esclarecimentos que deve dar, sem qualquer tipo de imposições e cumprindo o que determinam as leis da República. Assim não o quis, levando à queda do seu governo e arrastando o seu partido e o país para umas eleições desnecessárias neste momento.
Mas é assim que funciona a democracia e deve ser a democracia a resolver este problema! E a palavra final está agora nas mãos do povo. Cabe a todos nós decidir o que queremos para o futuro e quem queremos à frente do Governo. Resta que a campanha que se avizinha seja séria, esclarecedora e que não dê espaço às mensagens populistas e enviesadas daqueles que ganham novo ânimo nestes momentos, mesmo quando há poucas semanas se viam atarantados com roubos de malas e acusações de pedofilia.



COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quinta, 24/04/2025
Oficina em Milfontes
para trabalhar
a criatividade
Trabalhar a "capacidade de criar" dos participantes, "com inspiração na primavera do Sudoeste Alentejano", é a proposta de uma iniciativa da Oficina na Escola, na Ribeira da Azenha, em Vila Nova de Milfontes, para este fim de semana, dias 25 a 27 de abril.
07h00 - quinta, 24/04/2025
Dois restaurantes
do Alentejo Litoral
no Guia Repsol
Dois restaurantes do Alentejo Litoral surgem entre os 194 espaços de restauração portugueses distinguidos na edição deste ano do Guia Repsol, cujos prémios foram entregues recentemente, numa cerimónia realizada em Santarém.
07h00 - quinta, 24/04/2025
Festejar a Liberdade
no Alentejo Litoral!
Música, teatro e artes performativas são alguns dos destaques na programação que os cinco municípios do Alentejo Litoral prepararam para celebrar o 51º aniversário da "manhã inteira e limpa".
07h00 - sábado, 19/04/2025
Evento solidário
em Santa Margarida
da Serra
A Associação Despert'Alfazema promove neste sábado, 19, um baile de Páscoa, de cariz solidário, em Santa Margarida da Serra, no concelho de Grândola.
07h00 - quinta, 17/04/2025
Agricultura no Perímetro
do Mira com menos restrições
O Governo levantou algumas restrições à agricultura devido ao aumento da cota da barragem de Santa Clara, no concelho de Odemira, mas o presidente da Câmara Municipal não esconde a sua preocupação, defendendo uma gestão sustentável deste recurso.

Data: 17/04/2025
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial